Ex-prefeito de Guararema assume comando do Legislativo estadual com 89 dos 94 votos
O ex-prefeito de Guararema e deputado estadual André do Prado (PL) assume, pela primeira vez, a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A escolha da presidência, junto com os demais cargos da Mesa Diretora, ocorreu na última quarta-feira, data de início do ano legislativo.
A escolha da mesa diretora da Alesp ocorreu com a posse dos 94 deputados estaduais eleitos na eleição de outubro de 2022. A abertura da nova legislatura contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (REP), membros do secretariado estadual, além de representantes da sociedade civil.
Na eleição para a presidência da Mesa Diretora e da Assembleia Legislativa, André do Prado competiu com o deputado Carlos Gianazzi (PSOL), que contou com apenas os cinco votos da bancada de sua legenda.
Além de André do Prado, foram eleitos Gilmaci Santos (REP), Milton Leite Filho (UB), Helio Zanatta (PSC) e Rafael Silva (PSD) para, respectivamente, as quatro vice-presidências da Casa. Teonilio Barba (PT) foi eleito como primeiro-secretário, seguido de Rogério Nogueira (PSDB), Léo Oliveira (MDB) e GIl Diniz (PL) para as outras três secretarias da Mesa Diretora.
Em seu discurso após a confirmação da vitória como presidente, André do Prado agradeceu pessoalmente ao presidente nacional de seu partido, Valdemar da Costa Neto e ao governador do Estado “pela confiança e pelo apoio”, além de citar os ex-governadores Geraldo Alckmin, Márcio França (ambos do PSB) e João Dória (atualmente sem partido).
“Quero agradecer a Deus de estar propiciando este momento único da minha vida. Jamais imaginei chegar aqui como deputado e hoje tenho essa honra dada por vocês, deputados, de ser eleito presidente desta Casa”.
Em seu perfil no Instagram, o novo presidente do Legislativo paulista agradeceu à família, colegas de legenda e ao chefe do Executivo estadual. “É com muita humildade que assumo um novo mandato e a presidência da Assembleia Legislativa neste biênio. Agradeço a confiança que foi depositada em mim por cada colega parlamentar nesta Casa de Leis. Sei da grande responsabilidade e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir o maior parlamento estadual da América Latina. Vamos ao trabalho para conquistar dias melhores para todos os paulistas”, concluiu.