Consórcio vencedor deverá concluir trecho parado desde 2018 e irá investir R$2 bi na construção de 44km de estradas
O governo do Estado promoveu na última terça-deira (14 de março) a concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada, em leilão na sede da bolsa de valores de São Paulo, a B3.
O governador Tarcísio de Freitas (REP) ‘bateu o martelo’ para a proposta da Via Appia FIP Infraestrutura, que venceu entre as quatro propostas apresentadas. O consórcio ficará responsável pelos serviços de operação, manutenção e investimentos para a exploração do sistema rodoviário pelos próximos 31 anos.
A proposta apresentou um deságio – que é o desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado – de 100% pelos serviços públicos de operação, que estava estipulado no edital de R$51,4 milhões por ano. A vencedora apresentou também a melhor proposta de desconto do aporte do governo no empreendimento. A primeira colocada ofereceu um desconto de 23,1%, totalizando R$1,4 bilhão.
O novo consórcio responsável terá como missão retomar e terminar o Rodoanel Norte, cujo trecho passa em parte pelo Alto Tietê nas cidades de Itaquaquecetuba e Arujá. O projeto, parado desde 2018, está com um orçamento de R$3,4 bilhões – a iniciava privada deverá investir agora R$2 bilhões em obras civis, além de implantar projetos auxiliares de R$323,4 milhões.
O governador de São Paulo destacou os benefícios das obras para a região do Alto Tietê e para o Estado como um todo, além de falar sobre o impacto positivo da retomada das obras. “A primeira parte está feita, agora é ir para campo realizar essa obra extremamente importante do ponto de vista logístico. São Paulo vai ganhar mobilidade com o Rodoanel Norte. O que foi pensado muitos anos atrás será concretizado agora”, afirmou.
OBRAS E PROMESSAS
O Trecho Norte terá 44 quilômetros de extensão, e o projeto prevê a construção de sete túneis duplos, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários, dois postos gerais de fiscalização, duas balanças de pesagem, sistema de monitoramento e veículos operacionais.
O Rodoanel Norte também prevê o uso de um novo sistema de sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado, chamado de “Free Flow”. O sistema prevê o fim das praças de pedágio, e promete reduzir o tempo de viagem.