Intervenções contam com investimentos de R$ 130 milhões e são voltadas a 146 mil moradores na Zona Norte de São Paulo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), visitou na última quinta-feira (16 de março) as obras de combate a enchentes na região do ribeirão Perus, na Zona Norte da capital. As intervenções estão ocorrendo na região desde maio do ano passado.
As intervenções incluem a construção de quatro piscinões, 1.100 metros de canalização do curso d’água e três pontes que estão recebendo melhorias, segundo o prefeito de São Paulo, durante a visita na região. Todas as ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
“É uma obra muito grande, que será concluída em 2025, mas no ano que vem a gente já vai ter uma etapa feita, minimizando os problemas”, completou o prefeito, que ressaltou que o problema das enchentes é uma constante na comunidade, onde em 2018 uma pessoa foi arrastada pela correnteza e morreu.
A Prefeitura informou que as obras contam com financiamento do governo federal, e tem como principal objetivo ajudar na redução do risco de enchente nos bairros Vila Caiuba, Vila Inácio, Vila Perus, Recanto dos Humildes e Jardim Adelfiore, com uma estimativa de alcance de 146 mil moradores.
Segundo a pasta responsável pelas obras, as obras de elevação das pontes deverão ser concluídas entre maio deste ano e janeiro de 2024. Já os reservatórios poderão ser entregues entre agosto de 2023 e setembro de 2024, enquanto que a canalização do córrego será concluída em março de 2025.
O município também informou que, além do piscinão em Perus, estão sendo feitos reservatórios na bacia do Morro do S e no Córrego Antonico, em parceria com o governo do Estado, além de um novo reservatório para o córrego da Mooca que está em fase de licitação de obras.