Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Prefeitura de Suzano entrega coletor elétrico para cooperativa de materiais recicláveis

Novo equipamento possui 500kg de capacidade de carga

A Prefeitura de Suzano apresentou na última quinta-feira (16 de março) uma nova aquisição dedicada à coleta seletiva de lixo no município – um veículo coletor elétrico que facilita o transporte de materiais recicláveis. A apresentação aconteceu na sede do Paço Municipal com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e de representantes da cooperativa de catadores Univence, que atua na cidade.
A compra do equipamento, orçado em R$25 mil, foi viabilizada com uma emenda orçamentária de um membro da Câmara de Vereadores da cidade.


O equipamento será usado em caráter experimental a partir do próximo mês no bairro Cidade Miguel Badra, na região norte da cidade, onde será a futura sede da cooperativa Univence. Cerca de 280 catadores cadastrados atuarão em parceria com a cooperativa, e haverá uma seleção dos usuários do equipamento que possui autonomia de até seis horas de funcionamento, com capacidade de transportar até meia tonelada de materiais.


Segundo a diretora tesoureira da Univence, Sandra Fernandes, o novo instrumento proporcionará uma rotina menos desgastante aos catadores. “É um alívio não precisar puxar o carrinho de duas rodas nas mãos com todo aquele peso. O esforço excessivo acaba criando dificuldades para que os catadores possam realizar suas jornadas com tranquilidade. Se o período de experimento for realizado com sucesso, sem dúvida nossas atividades vão ter um salto de qualidade”, destacou.


O prefeito de Suzano reforçou o desejo de, futuramente, expandir o projeto para outros grupos de catadores de recicláveis operando na cidade. “Acompanhamos de perto as ações inovadoras que buscam implementar melhorias em nossa cidade, com foco sempre em ajudar os trabalhadores. O que pudemos sentir nesse primeiro momento é que, realmente, o veículo proporcionará um conforto maior para quem estará nas ruas transportando os materiais”, explicou.


Para André Chiang, secretário de Meio Ambiente, o projeto é positivo para catadores, para as cooperativas e para os animais em geral. “Os animais por muitas vezes acabam sendo sobrecarregados por terem que puxar a carga. A chegada desse equipamento pode marcar o início de uma nova fase na gestão da coleta de resíduos. O momento agora é de avaliar os primeiros resultados na prática e direcionar as próximas ações, com o objetivo de organizar o trabalho e contribuir com a cidade”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.