Medida faz parte do pacote de medidas destinadas a atenuar os efeitos das chuvas intensas que atingiram a região
A Prefeitura de Suzano anunciou nesta semana a prorrogação do vencimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o dia 31 de março para todos os munícipes. A medida faz parte do pacote de medidas destinadas a atenuar os efeitos das chuvas intensas que atingiram a região na última semana.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), que também incluiu no pacote a ordem pela análise acelerada de isenção do tributo às famílias que foram afetadas pelas chuvas e que fizeram o pedido junto à administração municipal. O prazo original para o pagamento da primeira parcela se extinguiu na quarta-feira (15) mas, devido os danos causados às famílias em diversas regiões da cidade, o prazo foi prorrogado para o fim do mês.
Segundo a Secretaria de Planejamento e Finanças, os donos de imóveis atingidos deverão se encaminhar ao setor de Protocolos no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na rua Paulo Portela, 210 (Centro) em horário comercial, apresentando documento de identidade, carnê do IPTU, escritura ou registro do imóvel, para o requerimento de isenção do imposto municipal.
Com base no requerimento, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social farão a verificação no local, emitindo um laudo técnico constatando se houve danos físicos ou comprometimento da estrutura elétrica ou hidráulica.
“Tanto a prorrogação do vencimento quanto a isenção concedida às famílias impactadas são ações necessárias, para minimizar os impactos das duas tempestades que assolaram Suzano no último dia 10”, explicou o prefeito Ashiuchi.
Além da isenção de impostos municipais, a Prefeitura de Suzano também anunciou que vai avaliar as possíveis multas de trânsito emitidas na noite das tempestades, que inviabilizaram o trânsito em diversas ruas e avenidas, levando motoristas a tomar medidas contra ruas alagadas, e que entrou em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para conceder desconto na conta de água para moradores afetados no mês de março.