Edição 61

Confira a nossa Edição Semanal!

É GRÁTIS! 

Cidade avança em ranking de saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil

Prefeito Eduardo Boigues celebra a 54ª posição de Itaquá entre os 100 maiores municípios do País

Itaquá apresentou os maiores avanços nos últimos anos entre todas as cidades

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, usou as redes sociais nesta semana para celebrar o progresso do município no “Ranking do Saneamento”, estudo nacional feito com as cem maiores cidades do País pelo Instituto Trata Brasil.


O relatório apresentado anualmente no primeiro trimestre, segundo os organizadores, faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) com base nos números de 2021, publicados pelo Ministério das Cidades.


Na tabela divulgada deste ano, a cidade de Itaquaquecetuba chegou ao 54º lugar dentre todas as cidades analisadas pela consultoria. Com uma população estimada em 379 mil habitantes e atendida pela Companhia Paulista de Água e Esgoto (Sabesp), a cidade registrou 100¨% da população com acesso à água, e 73,2% de esgoto tratado.


Em relação ao percentual de tratamento total de esgoto, a cidade apresentou taxa de 10%, e investimentos de 2017 a 2021 na ordem de R$409 milhões, o que representou um investimento médio per capita de pouco mais de R$216 por habitante. No indicador da porcentagem de perdas na distribuição de água para a população, o município registrou um índice de 30,67%.


Itaquaquecetuba é uma das três cidades que figuram no ranking do Instituto Trata Brasil, juntamente com Suzano e Mogi das Cruzes. Suzano segue na 13ª colocação – uma a mais que no ano passado. Itaquá, desde a última avaliação, subiu três posições e está no 54º lugar, enquanto que Mogi das Cruzes caiu duas posições, chegando ao 56º lugar.


Os dados, referentes ao primeiro ano da atual gestão, também mostram evolução na comparação com anos anteriores na cidade. Em 2022, com dados referentes a 2020, a cidade estava no 57º lugar, enquanto que no ranking de 2021, com dados de 2019, Itaquá estava na 70ª posição.


O resultado do ranking foi celebrado pelo prefeito de Itaquaquecetuba. Em um vídeo nas redes sociais, Boigues celebrou o avanço da cidade no ranking, afirmando que foi a cidade que teve maiores avanços nos últimos anos, e a quarta com melhor recuperação no país.


“Em tratamento de esgoto, já registramos 49,3% de tratamento, ou seja, quase metade de Itaquá já possui água tratada. Quando assumimos, Itaquá tinha apenas 18%. Agradeço à nossa parceira Sabesp e todos os nossos servidores por esse grande trabalho. Estou feliz com essa notícia porque é qualidade de vida pra todos”, concluiu.

Compartilhe nas Redes:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.