Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Ricardo Nunes entrega urbanização da 2ª etapa do Parque Cantinho do Céu

Obras fazem parte do Programa Mananciais com melhorias nas redes de abastecimento de água e esgoto

Prefeito de São Paulo lembrou Dia Mundial da Água durante entrega de parque que faz parte de sistema de recuperação ambiental

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou na última quarta-feira (22 de março) da entrega da segunda etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, na Zona Sul da Capital. O parque contempla áreas de lazer, de plantio e recuperação ambiental na borda da represa Billings.


O evento contou com a participação dos secretários municipais João Farias (Habitação) e Eduardo de Castro (Verde e Meio Ambiente), além de representantes da comunidade. O local contará com uma área total de 502 mil m², com uma extensão de 8,31 km.


As obras de urbanização fazem parte do Programa Mananciais e contarão com redes de abastecimento de água e esgoto, drenagem de águas da chuva, readequação de ruas e avenidas com criação de novas vias, vielas e escadarias, ampliação de áreas permeáveis e redução de áreas de risco para a população. O parque linear leva o nome de Adolfo Souza Duarte, o “Ferrugem”, ativista ambiental radicado na região sul que foi assassinado em agosto do ano passado.


Segundo a administração municipal, o processo de recuperação foi dividido em sete etapas, sendo a primeira etapa finalizada em 2011, com a implantação de áreas públicas como mirantes, playground, hortas e o plantio de árvores. As etapas 3 e 4 contam com o reassentamento de famílias, limpeza dos terrenos, que estão em andamento e 95% concluídas, e a quinta etapa poderá ser entregue no segundo semestre deste ano. A sexta fase, com contenção de encostas, está em andamento e com 100% da urbanização realizada, com a última etapa em fase de estudo.


No total, a Prefeitura de São Paulo contabilizou investimentos de R$180 milhões, com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI) e do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), além de contar com parcerias com a Companhia Paulista de Água e Esgoto (Sabesp).


O prefeito de São Paulo fez uma referência ao Dia Mundial da Água, data que coincidiu com a entrega do parque, e falou sobre a importância do cuidado com as represas e recursos hídricos. “Este é um patrimônio nosso, é algo que precisamos valorizar. Somos privilegiados e precisamos cuidar dos nossos mananciais. Além disso, tiramos mais de 1,5 mil casas que corriam risco de desabar e que poluíam a represa. Estamos entregando a segunda etapa da obra de qualidade e contamos com todos para cuidar deste local”, pediu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.