UPA 24 Horas entrou em operação nesta semana e visa atender 11 mil pacientes por mês na cidade e região
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acredita que até o final de 2024 a cidade passará a contar com pelo menos mais três equipamentos públicos de Saúde, incluindo dois hospitais de alta capacidade. As declarações foram feitas durante a inauguração da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas “André de Abreu”, localizada no bairro Jardim Revista, na região norte da cidade.
As declarações foram dadas à imprensa após a inauguração do equipamento médico, que contará com estrutura para atender mais de 11 mil pessoas por mês. Participaram da entrevista coletiva, além do prefeito de Suzano, o secretário de Saúde Pedro Ishi, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Larissa Ashiuchi, o vice-prefeito Walmir Pinto (PSB) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado.
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito falou sobre os investimentos de mais de R$3 milhões na reconstrução do prédio, que ficou abandonado desde 2013 e foi alvo de depredação e furtos de seus sistemas elétrico, hidráulico e ferragens, além da busca de investimentos e parcerias com as esferas estadual e federal, além da iniciativa privada, para a melhoria do atendimento de saúde no município.
Ashiuchi confirmou que a atual administração estuda a implantação de uma segunda UPA 24 Horas para a região sul da cidade, no distrito de Palmeiras – região que hoje conta com um Pronto-Atendimento, no bairro Jardim Amazonas, que também passará a realizar cirurgias de baixa complexidade.
Além da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque do Colégio e a reforma da UBS do Jardim Vitória, a Prefeitura de Suzano também anunciou a readequação de outras duas unidades: Jardim Ikeda e Alterópolis, estando respectivamente na fase de planejamento e no início das obras marcado para as próximas semanas.
A Prefeitura de Suzano também informou à imprensa local que uma parceria do município com os deputados da região André do Prado (PL) e Márcio Alvino (PL-SP) visa concretizar a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê, onde hoje funciona o Hospital das Clínicas de Suzano, uma unidade de retaguarda. “Vamos continuar nossas conversas com o governo do Estado para que a unidade saia o quanto antes”, afirmou o prefeito.
Questionado sobre a descentralização do atendimento no curto-prazo, o secretário de Saúde afirmou que espera uma redução de até 30% no atendimento no pronto-socorro municipal na região central, e que em breve será entregue a reforma do primeiro piso da Santa Casa de Suzano. O prédio está em obras desde agosto de 2021.