Campanha de vacinação começou nesta semana e é voltada para pessoas com mais de 60 anos, entre outros públicos
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba confirmou o início da campanha de imunização contra a gripe (Influenza) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A iniciativa vai até o dia 31 de maio e acontecerá de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.
Segundo a Prefeitura, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 118 mil moradores da cidade, entre crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais da educação, das forças de segurança e munícipes com mais de 60 anos.
A Secretaria de Saúde reforça que pessoas com doenças crônicas, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, profissionais do sistema prisional, pessoas em detenção e jovens de 12 a 21 anos também estão aptas a receber a vacina.
Para receber a vacina, os moradores de Itaquaquecetuba devem comparecer à UBS mais próxima de sua residência com documento com foto, CPF, cartão SUS e cartão vacinal. Para as crianças que tomarão a vacina contra a gripe pela primeira vez, a imunização acontecerá em duas etapas, com um intervalo de 30 dias entre as inoculações. Já os demais públicos tomarão dose única.
Para os primeiros dias da campanha, a secretária de Saúde Ariana Julião informou que o município recebeu um estoque de 31 mil doses, e que novas entregas deverão ser feitas pelo Estado e pela União nas próximas semanas.
“A 25ª campanha acontece em um momento crucial – mais do que nunca entendemos a importância da ampla vacinação. E, além disso, é uma ótima oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e ficar em dia com a Saúde”, afirmou a secretária.
Paralelamente, a Prefeitura de Itaquá informou que está reforçando a campanha de vacinação da dose bivalente contra o novo coronavírus (Covid-19), que desde o início do mês vem contemplando maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas com a imunidade comprometida a partir dos 12 anos, entre outros grupos, e com o início nesta semana para o público de 12 a 59 anos com comorbidades.
Para receber a bivalente, pessoas com comorbidades a partir de 12 anos devem apresentar documento com foto, CPF, cartão de vacinação e laudo médico para comprovação da condição. O Ministério da Saúde inclui pessoas com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, síndromes coronarianas e doenças do coração, pessoas com próteses e marca-passo, doenças neurológicas crônicas, doenças renais, obesidade mórbida, Síndrome de Down, entre outras.
“Nosso plano de vacinação está de acordo com as indicações dos governos estadual e federal, atendendo prioritariamente idosos, crianças e pessoas que estão mais expostas ao vírus. Uma cidade desenvolvida é construída por pessoas saudáveis, vacinadas e que sabem a importância das vacinas”, completou o prefeito Eduardo Boigues.