Contratações têm como objetivo reforçar rondas escolares, juntamente com ações para garantir integridade de alunos
A Secretaria de Segurança Pública de Arujá divulgou a recepção aos 23 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A apresentação aconteceu na sede da Guarda Municipal e contou com a presença do prefeito Dr. Camargo, do secretário Washington Adami (Segurança) e do comandante da corporação, Diego Oliveira, além de membros da Câmara Municipal.
A equipe, segundo a Prefeitura de Arujá, será destacada para assumir as funções das rondas escolares no entorno das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. A Prefeitura informou que, com a vinda dos novos agentes, o efetivo da corporação municipal terá uma ampliação de 50%, sendo que atualmente são 51 integrantes.
O prefeito de Arujá, Dr. Camargo, durante a apresentação dos novos agentes, reforçou que o município está acompanhando de perto a situação das escolas e os recentes pedidos da comunidade por reforço na segurança interna, após os ataques em São Paulo e na creche Bom Pastor, em Blumenau/SC. “Visitamos as cinquenta unidades educacionais municipais, apurando possíveis pontos vulneráveis de acesso, e providenciando as medidas necessárias”, afirmou.
Um dos pontos que foram implementados, segundo a Prefeitura de Arujá, já é a instalação do “botão de pânico”, um sistema de alerta integrado para escolas públicas e privadas, que estão ligadas em tempo real às equipes da GCM. A conexão é feita por meio do aplicativo “153 Cidadão”, disponibilizado pela municipalidade.
Durante a apresentação dos novos agentes, o prefeito de Arujá também assinou o decreto municipal que trata da regulamentação e procedimentos de segurança nas escolas públicas e particulares instaladas na cidade – entre as medidas estão a obrigatoriedade de manter os portões e pontos de acesso fechados, a autorização para entrada e permanência de apenas pessoas identificadas com crachá e foto, e novas regras para a saída de alunos.
O chefe do Poder Executivo arujaense também fez um apelo para que a comunidade não venha a compartilhar boatos e informações desencontradas, veiculadas nas redes sociais, sem o devido conhecimento, uma prática que tem sido comum em diversas regiões do país. “Precisamos acalmar a população, pois há muitos boatos e trotes que não condizem com a verdade. Vamos juntos combater as notícias falsas e acolher nossos alunos da melhor forma possível, transmitindo-lhes tranquilidade, que é o que mais precisamos neste momento”, concluiu.
PROCEDIMENTOS
Dentre as ações anunciadas pelo município estão a ação da Secretaria de Educação de Arujá que enviará ofícios às escolas e solicitar aos transportadores escolares a apresentação da autorização para o traslado dos estudantes.
O município também confirmou a criação do Procedimento Padrão em Caso de Emergência (PPCE), um novo curso que será ministrado pela pasta da Segurança com os servidores da Educação, para o modo correto de agir em situações de emergência. As ações seguirão as determinações da Lei Lucas – lei federal aprovada em 2018 para a aptidão dos profissionais do ensino a ministrar procedimentos de primeiros socorros.