Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Prefeituras da região adotam medidas para reforço da segurança em escolas municipais

Prefeitos de Mogi e Suzano divulgaram ações para garantir ambiente seguro para alunos, professores e funcionários da rede

Nesta semana, as prefeituras de Mogi das Cruzes e de Suzano divulgaram uma série de medidas a serem adotadas nas respectivas redes públicas de ensino, com o intuito de reforçar a segurança nas escolas e garantir à população o funcionamento e a integridade física de alunos, professores e funcionários.


As medidas seguem a comoção gerada nas últimas semanas com o ataque perpetrado por um aluno na Escola Estadual Thomázia Montoro, em São Paulo, que vitimou uma professora de 71 anos, e o massacre da creche Bom Pastor, em Blumenau/SC, onde um agressor de 25 anos assassinou quatro crianças e ferindo outras cinco.


Em Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha promoveu na última segunda-feira (10 de abril) uma reunião entre representantes do município e do comando das polícias Civil e Militar e da Diretoria Regional de Ensino do Estado (DRE), onde foram debatidas soluções para dar tranquilidade aos pais e evitar a repetição de ataques na rede local.


O prefeito reforçou que a Prefeitura está desenvolvendo licitações que envolvem um sistema de monitoramento, incluindo das redes sociais para a interceptação de padrões suspeitos, além de um sistema de monitoramento integrado para todas as escolas municipais, em uma ação em conjunto das pastas de Segurança e de Educação.


“Todos estão tensos sobre como o poder público irá reagir. A segurança é um dever do Estado, mas entendemos que, como Prefeitura, precisamos cuidar das pessoas. E o que pudermos ajudar em termos de estratégia, planejamento e efetivo, estamos à disposição”, disse o prefeito Caio Cunha.

OPERAÇÃO “ESCOLA SEGURA”

A Prefeitura de Suzano informou que começou desde segunda-feira a “Operação Escola Segura”, com a visita de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) às unidades de ensino municipais, com o objetivo de reafirmar o papel das autoridades na segurança do ambiente.


Segundo a prefeitura, a ação atua em conjunto com outras já adotadas na cidade como a ligação das unidades com a Central de Segurança Integrada (CSI) com o botão de pânico nas secretarias. A ação contou com gentes da Patrulha Maria da Penha, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Canil, da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) e do Patrulhamento de Área.


A Prefeitura também confirmou em nota que fará a convocação de mais 40 candidatos aprovados no concurso público promovido em 2022 para a GCM, com o intuito de reforçar o contingente da corporação, além da criação de um novo grupamento dedicado às rondas escolares.


O prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que a operação visa aperfeiçoar a segurança dentro das escolas. “É um compromisso nosso de possibilitar mais tranquilidade para todos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.