Construção de nova estrutura visa garantir abastecimento de todo o distrito de Cezar de Souza
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, vistoriou nesta semana as obras de reforço na rede local de abastecimento de água no bairro Vila Nova Aparecida, no distrito de Cézar de Souza, região leste da cidade. Em especial, o prefeito acompanhou a construção de um novo reservatório de 2 milhões de litros.
A visita contou com a participação do diretor-geral adjunto do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Michel Reche Beraldo, onde apuraram o andamento da construção, estimada em 75% de conclusão, por meio de contrapartidas da iniciativa privada.
Segundo a administração municipal, a unidade elevará a disponibilidade de água para 6 milhões de litros, somando-se aos reservatórios já em operação na região. A nova estrutura do Semae pretende cobrir os bairros Jardim São Pedro, Jardim das Bandeiras, Morada do Sol, Jardim Cíntia, entre outros, e a expectativa é de que entre em operação no ano que vem.
O cronograma de trabalho aponta que já foi concluída a estrutura de concreto, e estão em execução as estruturas hidráulicas e de conexões. Posteriormente serão instalados os serviços de automação e supervisão, além dos testes de impermeabilização da estrutura.
No planejamento do município, o reservatório integra um pacote de investimentos em parceria com a iniciativa privada que somam R$27,5 milhões, em que também estão previstas a vinda de uma nova estação de tratamento de esgotos (ETE) na Fazenda Rodeio. O projeto para tratamento de esgoto na região leste da cidade conta com quatro módulos divididos em oito unidades de tratamento, com uma capacidade total de recuperação de 320 litros por segundo.