Nova estrutura de mobilidade urbana estima atender até 11 mil passageiros por dia e não descarta integração
A Prefeitura de Suzano deu início nesta semana à construção do novo terminal rodoviário urbano no distrito de Palmeiras, na região sul da cidade.
O novo terminal será instalado na estrada do Koyama, em uma área de 1,2 mil m², e contará com investimentos municipais na ordem de R$6,3 milhões. A expectativa é de que o terminal poderá atender a 11 mil passageiros por dia, com cinco linhas operadas pela concessionária Radial Transportes.
A prefeitura pretende nomear o futuro terminal como “Terminal Jorge Ueno”, em homenagem ao ilustre morador da região sul da cidade que se destacou em diversas entidades sociais como a Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano, Sociedade Brasileira da Cultura Brasileira e Assistência Social, além de atuar como tradutor e intérprete de prefeitos em três viagens de prefeitos à província de Komatsu. Jorge Ueno faleceu em agosto de 2017.
Segundo a Prefeitura de Suzano, o trabalho de construção do novo terminal será executado pela empresa PS Engenharia, e o gerenciamento após a entrega será feito por concessão à concessionária Radial Transporte, como parte do contrato de concessão do transporte público da cidade, sem a previsão de aumento na tarifa do transporte público.
Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Suzano reforçou que o futuro terminal de Palmeiras e o atual Terminal Rodoviário Norte, instalado no Parque Maria Helena, funcionarão de maneira autônoma, mas poderá ocorrer integração por meio da plataforma “OnPag”, que garante gratuidade após o pagamento da primeira tarifa pelo período de duas horas.
Durante a assinatura do ato, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que a construção do equipamento é uma das metas da gestão municipal, com o objetivo de assegurar acessibilidade, conforto, segurança e mobilidade aos moradores da região sul da cidade.
“Suzano é uma cidade que cresce cada dia mais. O avanço observado na região norte também reflete na região sul, com um desenvolvimento pujante, sem deixar de lado a essência do distrito, que reúne dezenas de bairros e, diariamente, movimenta mais de 10 mil pessoas. A construção do terminal marca um novo cenário, sendo o pontapé inicial para mais desenvolvimento na região”, apontou o prefeito.