Orientação visa preparar integrantes para período de secas e risco elevado de incêndios durante o inverno
Agentes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba participaram, na última semana, de uma oficina de instrução para procedimentos a serem tomados durante a “Operação Estiagem”, período de plantão do grupo com foco nas ocorrências durante o inverno na cidade.
O treinamento foi promovido na cidade de Suzano e contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar e de outras autoridades locais e estaduais.
Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, os agentes acompanharam uma série de atividades como a simulação de atendimento a emergências, deslocamento imediato de agentes e viaturas, acionamento de apoio e procedimentos em primeiros socorros no ato.
Para o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Marchiori, o treinamento permite que as equipes de Itaquaquecetuba estejam ainda mais qualificadas e atuem de forma efetiva. “Recentemente recebemos novos equipamentos e viaturas, o que nos ajuda na prevenção e atendimento também nos casos de estiagem”, apontou.
O chefe da Defesa Civil também destacou as recentes aquisições do órgão para o trabalho em campo no auxílio à comunidade. Em 2022, a cidade recebeu quatro viaturas, um gerador de eletricidade portátil, uma barraca para atendimento e duas motosserras como repasse do governo do Estado, o que garantiu maior agilidade e ampliação na capacidade de atendimento dos agentes, na avaliação de Marchiori.
Para o prefeito Eduardo Boigues, a cidade vem evoluindo de forma consistente em todos os setores, e o apoio às forças de segurança e à Guarda Civil está dentro da estratégia da administração. “Este treinamento eleva ainda mais o nível técnico dos nossos profissionais, e quem ganha é a cidade”, concluiu.
Em 2022, a Defesa Civil de Itaquaquecetuba atendeu 30 ocorrências envolvendo incêndios em estiagem. A Prefeitura reforça à comunidade que denúncias de queimadas e incêndios florestais podem ser feitas à Guarda Ambiental pelo telefone 153.