Ministério da Saúde abriu nesta semana a vacinação para maiores de 18 anos, mas cidades trabalham mediante estoques existentes do imunizante
As Secretarias de Saúde das cidades do Alto Tietê informaram nesta semana as parciais de adesão da população à campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), com a aplicação da nova vacina bivalente. Os anúncios seguem a determinação do Ministério da Saúde divulgada nesta semana de ampliar o público-alvo para maiores de 18 anos.
Em Itaquaquecetuba, a Vigilância Sanitária do município apontou que, até a última parcial, 16.204 pessoas receberam a dose de reforço, equivalendo a 5,06% da cobertura. A Secretaria de Saúde informou que aguarda a chegada de novas doses para traçar as estratégias de vacinação, e que pretende alcançar 319,9 mil habitantes com demanda espontânea.
A cidade com a maior cobertura é Mogi das Cruzes, que aplicou até o início da semana 28.903 doses, e já abriu para a população com mais de 18 anos a vacinação bivalente. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação da cidade ocorre mediante agendamento pela plataforma “Clique Vacina”, ou pelo SIS 160.
Em Suzano, a adesão à vacina chegou a 21.076 pessoas dos grupos prioritários, e a Secretaria de Saúde informou que, no momento, segue a campanha apenas aos grupos prioritários, aguardando o envio de novas doses e documentação técnica do Estado para novos encaminhamentos.
A Prefeitura de Santa Isabel informou que 4.738 pessoas receberam a dose desde o início da campanha. A Secretaria de Saúde declarou que, após fazer a avaliação dos estoques, abriu para moradores com mais de 40 anos desde quinta-feira (27 de abril).
Em Guararema, a Secretaria de Saúde informa que 11,24% da população (2,6 mil doses) foram aplicadas, e que desde terça-feira (26 de abril) já adotou a vacinação para maiores de 18 anos.
O Departamento de Vigilância em Saúde de Poá informou que a partir desta sexta-feira (28 de abril) começará a vacinar as pessoas com mais de 18 anos que já receberam pelo menos duas doses, e que estão com mais de 4 meses desde a última dose. Até o fechamento da edição, a adesão às vacinas estava sendo apurada pela prefeitura.
Na cidade de Arujá, a prefeitura confirmou que deu início à imunização de pessoas com mais de 18 anos para a dose bivalente, bastando à comunidade apresentar documento com foto e cartão de vacinação das doses anteriores.
Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 10 milhões de brasileiros se vacinaram desde o início da campanha em fevereiro deste ano, de um total de 61 milhões aptas, o que equivale a 16,3% da cobertura.