Protocolo de intenções para atividades foi assinado com a reitoria do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor
A Secretaria de Estado de Turismo e Viagens promoveu nesta semana uma reunião com a reitoria do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor para tratar de ações em conjunto em prol do turismo religioso. O encontro envolveu o secretário Roberto de Lucena e o reitor, padre Omar Raposo, onde assinaram um protocolo de intenções para atividades de valorização do turismo plurireligioso.
A reunião entre os dirigentes abordou a elaboração de um calendário de ações ainda no primeiro semestre de 2023 para projetos e ações integrando as principais rotas religiosas do Estado, como a Rota da Luz, Rota Jesuítica Padre Anchieta, Rota Franciscana Frei Galvão e o Caminho da Fé, integrando-as às peregrinações religiosas ao SAntuário do Cristo Redentor no morro do Corcovado.
“Hoje é um dia muito feliz. Somos um pastor e um padre, caminhando juntos, com o propósito de levar as rotas religiosas a um patamar ainda mais alto”, definiu o secretário Lucena.
O reitor do Santuário do Cristo Redentor declarou defender a ideia de um turismo plurireligioso, baseado na tolerância e nos princípios da fé e da irmandade: “O turismo religioso sustentável vai mostrar todo o seu valor”.
A pasta estadual de Turismo defende o potencial turístico do Estado, principalmente na modalidade do turismo da fé, com os exemplos da Rota da Luz, que oferece aos milhares de peregrinos uma vivência genuína da fé e dos costumes locais pelos municípios do Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia e a hotelaria.
Em uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada pelo governo do Estado nesta semana, anualmente 8,1 milhões de viagens são promovidas anualmente pela fé – e o número sobe para 15 milhões se considerados os deslocamentos para eventos religiosos, retiros espirituais, caravanas e romarias, o que equivale a uma indústria de R$6 bilhões, segundo o Ministério do Turismo.