Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Secretário Lucena assina protocolo para promover turismo plurireligioso no Estado

Protocolo de intenções para atividades foi assinado com a reitoria do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

A Secretaria de Estado de Turismo e Viagens promoveu nesta semana uma reunião com a reitoria do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor para tratar de ações em conjunto em prol do turismo religioso. O encontro envolveu o secretário Roberto de Lucena e o reitor, padre Omar Raposo, onde assinaram um protocolo de intenções para atividades de valorização do turismo plurireligioso.

A reunião entre os dirigentes abordou a elaboração de um calendário de ações ainda no primeiro semestre de 2023 para projetos e ações integrando as principais rotas religiosas do Estado, como a Rota da Luz, Rota Jesuítica Padre Anchieta, Rota Franciscana Frei Galvão e o Caminho da Fé, integrando-as às peregrinações religiosas ao SAntuário do Cristo Redentor no morro do Corcovado.

“Hoje é um dia muito feliz. Somos um pastor e um padre, caminhando juntos, com o propósito de levar as rotas religiosas a um patamar ainda mais alto”, definiu o secretário Lucena.

O reitor do Santuário do Cristo Redentor declarou defender a ideia de um turismo plurireligioso, baseado na tolerância e nos princípios da fé e da irmandade: “O turismo religioso sustentável vai mostrar todo o seu valor”.

A pasta estadual de Turismo defende o potencial turístico do Estado, principalmente na modalidade do turismo da fé, com os exemplos da Rota da Luz, que oferece aos milhares de peregrinos uma vivência genuína da fé e dos costumes locais pelos municípios do Vale do Paraíba, estimulando a produção local, a gastronomia e a hotelaria.

Em uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada pelo governo do Estado nesta semana, anualmente 8,1 milhões de viagens são promovidas anualmente pela fé – e o número sobe para 15 milhões se considerados os deslocamentos para eventos religiosos, retiros espirituais, caravanas e romarias, o que equivale a uma indústria de R$6 bilhões, segundo o Ministério do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.