Segundo Prefeitura, todos os remédios passarão por triagem e serão posteriormente ofertados à população gratuitamente
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com a Universidade UniPiaget para a iniciativa “Farmácia Universitária Solidária”.]
A ação é considerada pioneira no Alto Tietê, com o intuito de arrecadar remédios em bom estado para usos diversos por alunos e pela população, e a assinatura do ato contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, de membros do gabinete municipal, da reitoria da universidade e da comunidade escolar.]
O novo projeto garantiu a implantação de um espaço dedicado aos alunos dos cursos de Farmácia com sala de triagem, espaço para inspeção de remédios, armazenamento e consultório farmacêutico para a análise dos remédios arrecadados em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, que terão à disposição da comunidade compartimentos para medicamentos dentro da validade mas que não possuem serventia aos donos.
Segundo a Prefeitura de Suzano, todos os itens passarão por triagem e serão posteriormente ofertados à população gratuitamente, e os materiais reprovados serão encaminhados às autoridades para o descarte adequado. O projeto conta com o apoio da iniciativa privada, onde uma empresa concedeu as caixas utilizadas para a arrecadação dos medicamentos.
A representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Danyelle Marini, afirmou durante a solenidade que a iniciativa ajuda na democratização de medicamentos. O reitor da Unipiaget, Marcus Rodrigues, agradeceu a parceria da Municipalidade, por auxiliar os alunos a ter vivência em sua formação universitária.
O secretário Pedro Ishi (Saúde), em seu discurso, reforçou que a agilidade na execução de projetos e ações na Saúde possibilitou a inauguração do novo espaço e do projeto. “Com seriedade, foco e planejamento, tivemos alguns dias intensos de tratativas que consolidaram a realização deste projeto”, afirmou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi expressou sua alegria em colocar em prática a Farmácia Universitária Solidária. “Quando há comprometimento e seriedade com o povo, podemos prover melhorias e avanços em setores diversos, até mesmo em áreas nunca antes imaginadas”.