Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Condemat inicia trabalhos de usina móvel de reciclagem de entulhos em Mogi

Operação atenderá todos os municípios do consórcio do Alto Tietê para reaproveitamento de resíduos da construção civil

O Consórcio de Municípios do Alto Tietê (Condemat) começou nesta semana, em Mogi das Cruzes, as operações da usina móvel de reciclagem para resíduos da construção civil (RCC). O equipamento móvel é destinado a viabilizar a reutilização de entulho para ações de zeladoria e infraestrutura urbana. O início das operações para 1,3 mil metros cúbicos de entulho de construção civil aconteceu nesta terça-feira (2 de maio), e contou com a presença do prefeito Caio Cunha.

O consórcio estima, com base no Plano de Resíduos Sólidos do Estado de 2010, que as cidades da região geram mais de 36 mil toneladas de entulho – restos de concreto, blocos e afins – por dia, provenientes de reformas, reparos, demolições e construções. Em Mogi das Cruzes, a usina móvel de reciclagem atuou na recuperação de 1,3 mil m³ de entulho, provenientes da demolição de um prédio público, ocorrida recentemente na cidade.

O Alto Tietê foi a primeira região do Estado a ser contemplada com a usina móvel, com investimento de R$3,2 milhões que foi viabilizada pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). O equipamento é composto por um caminhão e um equipamento de trituração capaz de trabalhar de 80 a 100 toneladas de material por hora. Em suas laterais, a usina pode ser transformada em tela de cinema para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para alunos.

Caio Cunha, que também é presidente do Condemat, reforçou que a gestão integrada dos resíduos de construção faz parte das frentes de atuação do consórcio. “A gestão dos materiais é um grande desafio das prefeituras. Este trabalho integrado nos garante maior efetividade no combate ao descarte irregular, na preservação do meio ambiente e do bem-estar da população”.

A expectativa é de que o equipamento atenda de forma itinerante todas as cidades integrantes do consórcio que não possuem o serviço, proporcionando o tratamento e destinação correta dos materiais, à exceção de Guarulhos.

Paralelamente, segundo a direção do Condemat, as cidades trabalham na ampliação dos ecopontos para que a população prossiga com o descarte de maneira adequada.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.