Recuperação da Estação Manoel Feio segue com equipes atuando na construção de plataformas e estruturas de apoio
O Diário Itaquá entrou em contato com autoridades municipais e estaduais para averiguar o andamento das obras nas estações da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Itaquaquecetuba. No momento, uma das três estações ferroviárias já está sob intervenções, com potencial para novas obras ainda este ano.
Os convênios foram assinados no início de 2022 pelo governo do Estado, com a previsão de investimento na modernização e ampliação da acessibilidade das estações Aracaré, Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio. Na ocasião, o governo do Estado assinou uma ordem de serviço de R$34 milhões para a revitalização do local. No último dia 20 de abril, o governo confirmou a adequação de acessibilidade da Estação Aracaré.
Segundo a CPTM, as obras de acessibilidade na Estação Engenheiro Manoel Feio estão em andamento com a ação de frentes de trabalho nas plataformas, construção das estruturas de apoio para a passarela metálica, para os elevadores e escadas fixas, salas de apoio da operação, bicicletário e salas técnicas.
Sobre a ordem de serviço assinada no final de abril para a Estação Aracaré, a CPTM apontou que as obras estão no estágio inicial de implantação do canteiro de obras. “A estação passará a ter elevadores, uma nova passarela, rotas táteis, um novo saguão de entrada, bicicletário com 245 vagas, e o piso da plataforma será devidamente regularizado para garantir que ocorra o nivelamento da plataforma ao trem”, informou em nota.
Questionada sobre a possibilidade de reforma na Estação Itaquaquecetuba, o órgão estadual informou que o projeto de reforma está em desenvolvimento pelas equipes, com previsão de modernização e inclusão “de todos os itens em atendimento às normas de acessibilidade, implantação de nova plataforma, instalação de escadas rolantes, construção de acesso com futuro terminal municipal e implantação de bicicletário, além de intervenções na via permanente, rede aérea e sistema de sinalização”.