Comerciantes esperam maior fluxo nos dias que antecedem a data comemorativa, a principal no primeiro semestre
O Diário Itaquá foi às ruas da cidade para conversar com comerciantes sobre as expectativas de vendas para o Dia das Mães, considerado no calendário comercial uma das datas mais importantes do ano, depois do Natal. Vendedores e entidades esperam um balanço de vendas maior que no ano passado, com uma busca maior na “reta final”, em menos de duas semanas.
Thaís Araújo Gonçalves, gerente de uma ótica localizada no centro da cidade, reforçou que as expectativas são amplas para este ano, com promoções e descontos preparados para o dia das mães, mas que a busca poderá aumentar a partir deste sábado (6 de maio).
Para Amanda Nogueira da Silva, gerente de uma loja de calçados na rua Amaury Ribeiro, a meta é superar e dobrar o balanço das vendas no Dia das Mães de 2022, em que os resultados já foram positivos no primeiro ano pós-pandemia. “No ano anterior tivemos pandemia, ano passado foi muito bom. E temos mais mercadorias, numeração, variedade que no ano passado”, conta.
Fabiana Lima da Costa é auxiliar de gerente em uma loja “Sempre tivemos bastante procura por kits para o Dia das Mães, mas na pandemia as pessoas tem deixado na última semana, na última hora. No ano passado, o sábado que antecedeu foi muito bom. Para este ano, esperamos bater o ano passado”.
Segundo estimativas da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), as vendas para o Dia das Mães devem ter um aumento de até 15% no varejo em relação às vendas do ano passado, somando presenciais e online.
Para a entidade, os números de 2022 foram impulsionados pelo adiantamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS e do saque extraordinário de R$1 mil para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para este ano, a expectativa de aumento do salário mínimo e a flexibilização completa das normas sanitárias pós-pandemia e o saldo positivo nas contratações dos últimos meses podem estimular as compras.
A presidente em exercício da Acidi, Valéria Marchiori destacou o bom momento econômico. “A expectativa para um resultado favorável das vendas no “mês das mães”, na cidade gira em torno do recente aumento no valor do salário mínimo nacional, de uma maior flexibilização das regras sanitárias e de um possível saldo positivo nos níveis de empregabilidade, no período”, afirmou.