Demonstração contou com presença de autoridades e mostrou resposta da Ronda Escolar em escola da Vila Natal
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou um novo aplicativo para smartphones e tablets que permite o contato direto entre escolas públicas do município e os órgãos de segurança como a Polícia Militar e a Guarda Civil para o atendimento de emergência.
O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha, da vice-prefeita Priscila Yamagami Kehler, do secretário municipal Toriel Sardinha (Segurança), além do vereador e presidente da Câmara de Vereadores Marcos Furlan, do delegado seccional de Polícia Civil Múcio Mattos de Alvarenga, do comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, tenente-coronel Manoel Ferreira, entre outras autoridades.
A apresentação do novo app contou com uma demonstração prática, tendo o acionamento em uma escola municipal no bairro Vila Natal. O chamado foi atendido primeiramente pela Central de Monitoramento de Totens, que encaminhou uma viatura da Ronda Escolar ao local, poucos minutos após o chamado.
O secretário de Segurança do município reforçou que a gestão municipal criou ações práticas de segurança, o que permite entregar mais uma ferramenta para complementar a segurança das unidades de ensino, para além do reforço da Ronda Escolar e da criação de protocolos.
O prefeito de Mogi das Cruzes afirmou que a entrega do aplicativo já constava no planejamento de segurança pública da municipalidade, e que em um primeiro momento os diretores das escolas municipais ou pessoas indicadas por eles terão acesso ao app, podendo acionar diretamente a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros ou o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Cunha também falou sobre o começo do Grupo de Trabalho de Segurança nas Escolas, que promove vistorias nas unidades para identificar vulnerabilidades das estruturas, recolher demandas e conversar com a comunidade escolar.