Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Eduardo Boigues apresenta projeto do futuro Terminal Urbano Manoel Feio

Instalações farão a integração de ônibus com CPTM, no pacote de revitalização do transporte ferroviário para a cidade

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, apresentou as primeiras imagens do projeto gráfico do futuro Terminal Urbano Manoel Feio, na avenida Eldorado. As imagens foram apresentadas em seu perfil nas redes sociais, onde o prefeito falou sobre os planos de integração entre os trens e ônibus do município na Estação Central.

Nos desenhos é possível ver as áreas de embarque e desembarque de passageiros com cinco plataformas para ônibus, além de uma área revitalizada que funcionará como praça de alimentação, com a instalação de food-trucks, ponto de parada de táxis e estacionamento para veículos particulares, além de uma edificação onde poderão ser instalados banheiros e área administrativa.

“Esta parceria garantirá um terminal moderno, com integração à Estação Central, permitindo fácil deslocamento entre os pontos de ônibus e a estação de trem, significando mais segurança e mobilidade”, destacou o prefeito em seu perfil no Instagram.

As obras na estação Engenheiro Manoel Feio, da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ocorrem desde abril de 2022, por convênio assinado entre o município e o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.

As intervenções têm como meta atualizar e dar mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários que se deslocam entre as estações Calmon Viana, em Poá, e Brás, na capital paulista. Entre as mudanças previstas estão adequações na plataforma, uma nova passarela, melhorias na acessibilidade e integração com o terminal de ônibus, com um investimento de R$34 milhões.

Nas últimas semanas, o governo do Estado confirmou a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da estação Aracaré, em Itaquaquecetuba, que passará por um processo de modernização semelhante ao da estação Manoel Feio. A operação de recuperação da estação ferroviária, segundo o governo estadual, contará com investimentos de R$49,6 milhões.

O local, que hoje conta com apenas uma plataforma e uma passarela de metal, poderá receber novos corredores e elevadores para acesso de cadeirantes, nova iluminação e aumento da atual infraestrutura para operações, novo mezanino e a criação de um bicicletário, para integração intermodal dos passageiros que moram nas proximidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.