Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

CPTM: Obras na Estação Aracaré geram expectativas em comerciantes e usuários

Obras assinadas no final de abril prometem modernização da estação ferroviária com melhorias na segurança

A promessa do governo do Estado em reformar as estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na cidade de Itaquaquecetuba começou a agitar a vida de quem utiliza o transporte sobre trilhos e quem vive e trabalha no entorno das estações. E o Diário Itaquá foi conversar com usuários, comerciantes e moradores sobre quais são as principais demandas e necessidades para a comunidade.
O anúncio da assinatura da ordem de serviço para as obras na estação Aracaré ocorreu no dia 25 de abril, com previsão de obras nas plataformas, nova estrutura com bicicletário, novas passarelas e melhorias na acessibilidade, como elevadores para pessoas com mobilidade reduzida e piso tátil.
Leandro Moraes é comerciante e trabalha em uma loja de artigos para telefone a poucos metros da estação, e reforça que a melhoria na infraestrutura do local será fundamental para o bom andamento do local. “É preciso proporcionar uma melhor construção, as passarelas de acesso são antigas e não dão a sensação de estabilidade, principalmente quando há grandes desembarques”, conta.
Jucenil Souza Santos e Nelson Felix, que possuem uma banca de frutas, legumes e mercearia no cruzamento das ruas Nazareno e Rio de Janeiro, reforçam a necessidade da acessibilidade no entorno, mas também citam melhorias na iluminação para o acesso à estação ferroviária. “Quando chega a noite, fica muito escuro, e muita gente não se sente à vontade subindo as escadarias para chegar à plataforma”, conta.
Outro aspecto levantado pelos comerciantes é a necessidade de reforço na segurança no entorno da estação, principalmente nos períodos da manhã e da noite. “Já vimos casos de pessoas que foram abordadas e tiveram a bolsa ou o celular furtado na passarela, e as vítimas correndo atrás”, contam.
Para Lucileide Oliveira, supervisora de atendimento e usuária da Linha 12-Safira, a construção de rampas e acessos é fundamental para quem utiliza o sistema ferroviário. “A grande falta é de rampas e acessos, principalmente para mães de crianças pequenas que, usando carrinhos de bebê, não conseguem se mover livremente e sempre dependem de ajuda”, lembrou.

PROJETO

Na semana passada, o prefeito de Itaquaquecetuba Eduardo Boigues utilizou as redes sociais para mostrar os esboços do projeto executivo para a estação Aracaré. No texto, o prefeito reforçou que as demandas da comunidade poderão ser atendidas, com uma nova passarela, escadarias, elevadores para pessoas com mobilidade reduzida e escadaria rolante.
“São obras que irão transformar a estação – tudo para que os usuários da nossa cidade se sintam confortáveis. Com acessibilidade de primeira qualidade, com rampas e elevadores novos”, afirmou Boigues.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.