Secretaria de Desenvolvimento Social lança três frentes para reduzir impacto das baixas temperaturas de maio a setembro
A Prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou o lançamento da Operação Noites Frias, com o intuito de reforçar o acolhimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas de maio a setembro.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a operação contará com três frentes de atendimento: a abordagem na praça central no início da noite, o acolhimento no albergue durante a madrugada e a alimentação e higienização disponibilizadas no Centro POP durante o dia.
A administração municipal informou que foi montada uma base na praça Padre João Álvares, na região central, para oferecer bebidas quentes, cobertores, itens de vestuário de inverno como luvas e moletons e traslado para quem deseja usar o albergue na madrugada. O atendimento é feito das 18 às 22 horas.
A prefeitura informa que colocou à disposição o albergue municipal, que está localizado na avenida Ítalo Adami, nº 2.480 na Vila Ursulina, e funciona a partir das 19 horas, oferecendo refeição gratuita e um local para dormir. Durante o dia, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de rua (Centro POP) está na avenida João Barbosa de Morais, nº 994 e oferece banho, roupas limpas, café da manhã e almoço, além de atendimento especializado de assistentes sociais.
O plano elaborado pela municipalidade conta com a parceria direta da Secretaria de Saúde, do Fundo Social de Solidariedade, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil do município. Para receber casos médicos encaminhados, o Centro de Saúde 24 Horas destacou uma equipe exclusivamente para o apoio da população em situação de rua.
Para Gabriel Rocha, secretário de Desenvolvimento Social, a ideia principal é minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas. “Para isso, elaboramos uma força-tarefa com o apoio de outras secretarias para reforçarmos estes atendimentos”, explicou.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, nos momentos de maior necessidade as ações sociais são mais importantes. “A Operação Noites Frias vem para trazer segurança e oferecer um local mais aconchegante para aqueles que mais precisam. Tenho orgulho do belo trabalho que nossa secretaria vem desempenhando”, concluiu.