Estudantes da rede municipal de ensino contarão com tablets para atividades informatizadas
A Prefeitura de Arujá lançou na última semana o programa Trilhas do Saber, iniciativa pioneira de aprendizado para quase 5 mil alunos da rede municipal de ensino. O ato de lançamento aconteceu na sede do Clube União Arujaense, com a participação do prefeito Dr. Camargo, da secretária Elaine GEntil (Educação), entre outros.
O programa é considerado pioneiro no Alto Tietê e apresenta mais de 4,8 mil tablets para os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, e mais de 180 chromebooks para professores para atividades e jogos interativos. O sistema de ensino híbrido contará com atividades em sala de aula e online.
A Secretaria de Educação de Arujá pontuou, durante o ato, que os tablets poderão ser levados para casa pelos estudantes e que as atividades passadas pelos professores poderão ser realizadas sem o acesso à internet, uma vez que ao retornar às aulas as atividades serão repassadas em rede. “O acesso também é restrito somente para atividades do Trilha do Saber e desenhos de canais como o YouTube Kids, por tanto, os pais não precisam se preocupar, visto que o aluno navega por ambiente seguro e adequado”, destacou a secretária Elaine Gentil.
Na apresentação do novo programa, o prefeito de Arujá destacou os investimentos promovidos pela atual gestão municipal para a melhoria da qualidade do ensino público, como o programa “Mais Saúde nas Escolas” com exames de acuidade visual e auditiva, além de orientação com nutrólogos e nutricionistas, o trabalho pelo fim da fila de espera de vagas em creches e a implantação de aulas no contraturno para a recuperação da defasagem no aprendizado causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).