Pesquisadores visitaram 11 mil residências para apurar informações que serão usadas na elaboração de políticas públicas
A Prefeitura de Guararema informou que concluiu o Censo Municipal 2023, promovido por agentes da administração municipal. Os recenseadores percorreram a cidade para ouvir a população.
O trabalho dos recenseadores durou 45 dias, entre o início de março e a segunda metade de abril, com um time de 20 entrevistadores, dois coordenadores e um motorista. Os agentes percorreram todas as ruas da cidade e da zona rural, totalizando 32 bairros e 10.530 entrevistas.
Segundo a Prefeitura, foi utilizado um questionário digital com 40 perguntas sobre temas que vão desde o abastecimento de água e destinação do lixo e esgoto, passando por serviços oferecidos pela Prefeitura como transporte público, unidades de saúde, cultura, turismo, educação infantil e ensino fundamental.
A administração municipal avalia que o processo foi marcado pela receptividade da população, que foi notificada previamente da ida das equipes e entendeu a proposta do Censo, participando de forma ativa e realizando o agendamento. Os moradores também tiveram espaço para escrever críticas, sugestões ou reclamações.
Segundo a Prefeitura, todas as informações levantadas serão analisadas pela Municipalidade, que fará o cruzamento de dados e definirá as demandas, pontos fortes e fracos de cada região da cidade, que ajudarão na elaboração de novos planos municipais.
“Agradecemos a todos que participaram e responderam com seriedade. Temos em mãos um banco de dados com informações que vão apontar em quais áreas precisamos investir primeiro, ou quais serviços precisamos melhorar”, afirmou o prefeito Zé.