Intervenção da Procuradoria detectou estabelecimentos com problemas na correção de preços aos consumidores
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), promoveu nesta semana a fiscalização de postos de combustíveis na cidade como parte da Operação Preço Justo, para apurar a aplicação dos descontos da gasolina, etanol, óleo diesel e gás promovidas pelo governo federal.
Os agentes do Procon do município vistoriaram os pontos comerciais averiguando os preços praticados nas bombas, além da divulgação dos preços praticados. Os estabelecimentos devem seguir a nova política de preços da Petrobrás, divulgada há duas semanas. No total, foram 34 postos vistoriados, com média geral de R$5,10 no litro do diesel e R$4,99 por litro de gasolina, valores cobrados antes do reajuste.
Segundo o Procon de Itaquaquecetuba, os valores continuam ligeiramente elevados na cidade, com pouco ou nenhum desconto nas bombas até o momento. E, dentre os estabelecimentos visitados, dois apresentaram problemas com a divulgação de preços e foram orientados para corrigir as falhas, sob risco de multa caso não haja mudanças.
“Vale destacar que a operação teve o objetivo de colher dados dos valores – portanto, não houve aplicação de multas. A partir desta operação, o órgão pretende intensificar e estender a campanha para outros segmentos do mercado de consumo”, informou em nota.
Segundo a administração municipal, os preços foram encaminhados para análise da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para integrar o Relatório de Monitoramento da Precificação dos Combustíveis.