Pasta municipal promoveu cursos, atendimentos móveis e ações de conscientização e prevenção
A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquaquecetuba divulgou o balanço das atividades da pasta promovidas ao longo do último mês. A pasta conta com as coordenadorias da mulher, da pessoa com deficiência, da igualdade racial, da diversidade sexual e da juventude e do idoso.
Um dos destaques apresentados pela secretaria municipal foi o atendimento móvel para mulheres nos bairros Vila Bartira e Vila Japão, com palestras temáticas voltadas às necessidades da comunidade feminina.
Também foram destacadas para as mulheres duas edições da Feira da Mulher Empreendedora, e aulas gratuitas de gestão financeira, marketing digital e diferencial de negócios na Semana do Empreendedorismo Feminino.
No Centro de formação de Profissionais da Educação, a pasta municipal promoveu encontros do programa TODAS IN-Rede, incentivando a independência das mulheres com deficiência pela oferta de cursos e oficinas para qualificação profissional, informações e conteúdos exclusivos, com a coordenação de Caroline Reis para trocar experiências e esclarecer dúvidas.
No combate à LGBTfobia, a Prefeitura realizou a entrega de cartilhas atualizadas dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ em equipamentos públicos, com o intuito de reduzir o preconceito e buscar a igualdade social e aumento da representatividade da comunidade.
Além disso, displays com distribuição gratuita de preservativos foram instalados em estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para ampliar as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Para o Mês das Mães, vinte mães de crianças atípicas participaram da ação “Dia de Quem Cuida de Mim”, com ensaio fotográfico e produção profissional, com o registro de depoimentos sobre suas respectivas jornadas.
“Estamos sempre promovendo capacitações que incentivem a liberdade da mulher. Assim podemos ajudar na realização de seus sonhos”, disse a secretária Hadla Issa.