Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Comerciantes aguardam mudança no tempo para alavancar vendas de inverno

Expectativa do comércio é de que temperaturas recuem entre junho e julho para estimular troca do guarda-roupa

A chegada da frente fria nesta semana à Região Metropolitana de São Paulo pode significar um novo fôlego ao comércio varejista em Itaquaquecetuba e região. A mudança no tempo é esperada, principalmente, pelo comércio de roupas e acessórios.

Um relatório do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que mede a evolução das vendas em 18 setores da economia mensalmente, apontou que em maio deste ano o comércio na região sudeste teve uma queda de 0,6% nas vendas – em todo o País, a queda foi de 4,9% apenas no setor de bens duráveis e semiduráveis, entre eles o vestuário.

Em Itaquaquecetuba, as expectativas se dividem entre o otimismo e o ceticismo entre gerentes e proprietários de lojas na região central. Em algumas lojas, foi possível ver remarcações de preços em peças como jaquetas, casacos e blusas de lã, visando atrair a clientela.

Diego Meirelles de Oliveira, gerente da loja Darc, mostrou-se esperançoso com as compras em junho, esperando um aumento de até 10% em relação ao ano passado. “As pessoas estão começando a renovar o guarda-roupa, e estão começando a buscar. Em junho, eles estão procurando mercadorias melhores, e estão acreditando na retomada”, afirmou.

Para Taís Bueno Reis, gerente da loja M. Class, a expectativa de um inverno positivo para o comércio ainda está esbarrando na realidade. “As temperaturas estão caindo, mas o preço das mercadorias aumentou tanto para quem compra quanto para quem vende. As pessoas ainda não ajustaram-se com os novos preços – mas buscamos alternativas para fidelizar o cliente”, conta.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), procurado pela reportagem, o boletim meteorológico para a região sudeste pode contar com uma média de temperatura entre 12 e 24 graus, levemente acima da média histórica. Esta previsão leva em conta os efeitos do fenômeno climático “El Niño”, que diminui a quantidade e a intensidade das frentes frias.

Temporada de frio reforça ações no atendimento a vulneráveis

Desde o final de maio, a Prefeitura de Itaquaquecetuba reforçou o atendimento à população em situação de rua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A Operação Noites Frias conta com a coordenação de diversas secretarias para o acolhimento e atendimento.

Segundo as autoridades municipais, foram montados um sistema de atendimento na praça Padre João Álvares para o acolhimento e transporte para o albergue municipal, instalado na Vila Ursulina, onde ocorre o referenciamento junto à Assistência Social, que atualmente conta com 30 atendimentos por dia.

Durante o lançamento da operação, o prefeito Eduardo Boigues reforçou que as ações sociais são importantes no início da temporada de frio. “A operação vem para trazer segurança e oferecer um local mais aconchegante para os que mais precisam”, destacou.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.