Evento contou com participação de autoridades do poder público, da sociedade civil e da comunidade
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana a primeira edição do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento marcou o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e contou com palestras de especialistas no assunto.
A jornada buscou motivar debates sobre o trabalho infantil e mobilizar a sociedade civil sobre o tema, garantindo o cumprimento das políticas relacionadas à defesa dos direitos humanos, das crianças e dos adolescentes.
As atividades foram acompanhadas pela presidente da Comissão do Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaquá, Caroline Urias, pela supervisora do programa Criança Feliz, Maura Dina Guedes, pela coordenadora do programa Prospera Família, conselheiros tutelares, secretários municipais e pelo prefeito Eduardo Boigues.
Para abrir a cerimônia, crianças da Sociedade de Apoio a Meninos, Meninas e Adolescentes (SAMMA) realizaram uma apresentação artística. A entidade é voltada ao atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social no município. Em seguida, a doutora em educação e saúde na infância e adolescência, Deise Fernandes, palestrou para os presentes e enfatizou a importância de uma rede de proteção à criança e de combater a vulnerabilidade social, que consequentemente combate o trabalho infantil.
A mesa de debates principal foi integrada por funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que apresentou a rede socioassistencial de Itaquá. Ao fim do encontro, os participantes puderam fazer perguntas aos integrantes da mesa.
“Não basta ser contra a exploração e o trabalho infantil, é preciso fortalecer os mecanismos de combate e manter o diálogo com a população sobre o assunto. Por isso esse encontro se faz necessário e é apenas uma das medidas que nossa secretaria vem tomando”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.
“Hoje é um dia importante para o combate ao trabalho infantil. Estamos juntos para erradicarmos casos que coloquem nossas crianças em risco, seja físico, psicológico ou qualquer outra forma de atraso. Vamos proteger nossas crianças”, completou o prefeito Eduardo Boigues.