Visita supervisionada faz parte do currículo do Programa de Ensino Integral para o Ensino Médio e aborda Projetos de Vida
A adolescência é uma idade de descobertas, experiências e, acima de tudo, dúvidas – sobre a identidade e sobre o caminho a tomar para o futuro. E para elaborar o Projeto de Vida do Programa de Ensino Integral (PEI) da Escola Estadual Vila Ercilia Algarve, os alunos do Ensino Médio visitaram nesta semana a sede do Diário Itaquá e da agência de comunicação Cape Press.
A visita faz parte do projeto dos alunos para o semestre, onde estão tomando contato com diversas áreas do conhecimento e profissões, para ajudá-los a definir quais serão os próximos passos na vida. Os alunos foram acompanhados pela professora Sandra Regina dos Santos e pelo professor Anderson Alexandre Cordeiro de Santana.
Os visitantes conheceram as dependências da Cape Press, localizada na Vila Virgínia, e viram de perto o dia-a-dia das equipes de jornalismo e criação gráfica, bem como o processo de criação dos materiais veiculados no Diário Itaquá. Da sala de reunião ao estúdio de gravações, da elaboração da pauta à arte-final, os alunos fizeram questionamentos sobre as ferramentas utilizadas pela equipe.
A professora Sandra Regina dos Santos, idealizadora do passeio, mostrou-se animada com o encontro dos jovens com o ambiente real de uma empresa de comunicação, como parte das atividades desenvolvidas em sala de aula. “Senti que vários alunos tiveram um momento de epifania durante esta visita, e acredito que será inesquecível para muitos aqui, por mostrar a conexão do jornalismo na atividade escolar na busca pela informação e na composição dos textos, e a importância de saber a origem e o compromisso das informações”, conta.
Anderson Alexandre, professor de Filosofia e Tecnologia na Escola Ercília, avaliou como positiva a jornada dos jovens. “Sempre trabalhamos com tecnologia e como ela conversa com outras disciplinas, e ver a atividade na prática sempre é bom para os alunos. Vamos sempre unir as atividades em sala com o mundo real, e o trabalho dos profissionais de comunicação está dentro desta proposta”, afirmou.
Thiago Campos, diretor-geral do Diário Itaquá e sócio-fundador da Cape Press, participou do passeio e considerou fundamental o contato entre a empresa e a comunidade. “Sempre temos que estar atentos ao papel que desempenhamos junto com a população não apenas nos produtos, mas ao abraçar e mostrar, com transparência e profissionalismo, nosso trabalho”, concluiu.