Edital é o primeiro a trazer o reajuste concedido aos policiais, com remuneração inicial de R$4.852,21
O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta semana o Edital 02/2023 para um novo processo seletivo em concurso público para o preenchimento de 2,7 mil vagas para o posto de Soldado de 2ª Classe na Polícia Militar. O período de inscrição começa na próxima segunda-feira (26 de junho).
As inscrições vão até o dia 27 de julho e devem ser feitas unicamente pela internet, no site da Vunesp – órgão responsável pela organização do concurso.
Segundo o edital, a remuneração básica para o cargo de Soldado 2ª Classe é de R$ 4.851,22, incluindo salário-base, Regime Especial de Trabalho Policia (RETP) e valor de insalubridade. O valor, segundo o governo do Estado, foi reajustado mediante aprovação de projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no início de junho.
Os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, exceto para quem já pertence aos quadros da PM, e devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. O edital estabelece que as mulheres deverão ter altura mínima de 1,55m, e os homens com menos de 1,60m não poderão participar da seleção.
Todo o edital do concurso público para a Polícia Militar está disponível na página do Diário Oficial do Estado de São Paulo na Internet, na edição do dia 19 de junho a partir da página 107 do Caderno Executivo III – seção Concursos Públicos.
O edital pode vir a atender à demanda apresentada por gestores públicos e especialistas em segurança pública, que vem apontando nos últimos anos a defasagem nos quadros das Polícias Civil e Militar para a reposição das forças de segurança no estado de São Paulo.
Recentemente, o governador Tarcísio de Freitas nomeou 1.179 soldados de 2ª Classe do edital de 2022, que serão empossados e darão início ao curso de formação.