Mais de mil unidades de crack, cocaína, maconha e K9 foram encontradas por agentes em diversos bairros da cidade
A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba informou nesta semana o balanço da Operação Guardiã Azul, promovida no último final de semana, com a apreensão de mais de mil porções de drogas.
Segundo a pasta municipal, a ação potencializou a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas vias de ligação entre os bairros no período noturno, e inibiu a prática de delitos como furtos, roubos e estelionato, além de promover rondas para a proteção do patrimônio público contra vândalos.
A ação foi concentrada nos bairros Vila Monte Belo, Jardim Valparaíso, Parque Residencial Marengo e uma casa que servia de abrigo entre os bairros Pium e Parque Recanto Mônica. No total, foram apreendidos 347 pinos de cocaína, 291 pedras de crack, 259 porções de maconha, além de 285 unidades da nova droga K9, além de R$237 em dinheiro. Nas diligências, duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia, sob acusação de tráfico de entorpecentes (Art. 33 do Código Penal).
O secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana) ressaltou que o trabalho da GCM vai para além do policiamento de proximidade, orientando a comunidade, principalmente os mais vulneráveis, sobre os mecanismos de acolhimento que a prefeitura dispõe durante todo o ano, principalmente nas épocas de baixa temperatura.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou que o tráfico de drogas é uma atividade criminosa que afeta a comunidade direta e indiretamente, e que é importante investir em ações preventivas – dentre elas as abordagens em pontos e horários estratégicos, e na formação da juventude pelo Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas e Violência (Guard).
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo 153 ou (11) 4753-1108.