Obras devem durar cerca de dois anos e vão beneficiar 22 ruas do bairro, como parte do processo de regularização
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, assinou a ordem de serviço para as obras de infraestrutura no bairro Parque Viviane, na região norte da cidade. O ato foi acompanhado pela comunidade, que recebeu novas informações sobre o processo de regularização fundiária das unidades habitacionais.
A assinatura da ordem de serviço confirmou a realização dos serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, implantação de meio-fio, sarjetas e calçadas em 22 ruas do bairro, que já teve início, segundo a administração municipal.
No total, serão investidos cerca de R$27 milhões nas ruas Cravo, São Sebastião, das Orquídeas, das Tulipas, das Hortências, Vitória Régia, Papoula, Margarida, Bom Jardim, Bromélia, Carmélia, das Flores, São Roque, Santa Luzia, Girassol, São Jorge, da Paz, das Rosas, Santo Expedito, das Azaléias, Adália e das Constelações. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em 24 meses.
A assinatura contou com a presença de membros do alto escalão municipal, como os secretários Marcello Barbosa (Governo e Obras) e Angela Quirino, do presidente da Câmara de Vereadores, além de lideranças comunitárias.
No início do ato de assinatura, o secretário Marcello Barbosa relembrou dos compromissos firmados entre a administração pública e a comunidade, principalmente aos moradores do Parque Viviane. “Há alguns anos viemos aqui para prometer melhoria, hoje começamos essa transformação que já alcança toda a cidade. Se você sair daqui e ir até o centro da cidade, você não conseguirá encontrar um local sem uma obra da prefeitura. Este é o nosso legado: a cidade inteira em reconstrução”, contou.
A secretária de Habitação reforçou a importância das obras de infraestrutura como parte do processo de regulamentação fundiária, sendo uma das últimas etapas para a entrega, no futuro, das escrituras de posse de todos os imóveis da área.
O prefeito Eduardo Boigues lembrou de sua jornada com a comunidade desde 2016, quando começou as primeiras reuniões com moradores sobre as necessidades do bairros, e reforçou o compromisso da administração em atuar em todas as regiões da cidade, lembrando obras como na região do Marengo e no Jardim Mônica. “Temos um projeto para cada bairro, e o Parque Viviane não é diferente. Inúmeras famílias serão beneficiadas com a dignidade que merecem”, completou.
Prefeito fala sobre processo de regularização
O prefeito Eduardo Boigues também aproveitou o encontro para falar com a comunidade e tirar dúvidas sobre o processo de regularização fundiária do Jardim Viviane.
”Este programa que estamos implantando em Itaquaquecetuba está concorrendo ao maior do país. Já fizemos o cadastro social com vocês, já fizemos a topografia, a selagem das casas com individualização de cada residência. Agora com o projeto que fizemos com Obras, somado a tudo que fizemos com a Habitação de cadastro social, vamos compatibilizar as situações para subir e, em breve no cartório de registro de imóveis, entregar as escrituras”, explicou.
“Cada um vai receber sua matrícula, mas tem que ter uma saída para a rua. Moradores de área de risco não vamos regularizar. Vamos pedir a cada um que responda com sinceridade: se é casado ou em união estável, não adianta colocar no nome de um, vai sair no nome dos dois. Traga a verdade e a documentação, se tiver um advogado é melhor ainda, pois vamos trabalhar juntos a acelerar a ação de usucapião, saindo mais rápido”.
O prefeito reforçou que a primeira escritura de cada morador será gratuita, mas que se uma pessoa possuir mais de uma moradia, as demais serão cobradas conforme o tamanho dos imóveis.
Em entrevista coletiva, Eduardo Boigues reforçou que a Prefeitura estuda implantar, até o ano que vem, novas unidades de ensino infantil para ajudar nas demandas da comunidade.