Plano que define bases para ocupação urbana passará por renovação para as demandas atuais da cidade
As secretarias de Planejamento e Habitação de Itaquaquecetuba confirmaram a assinatura da ordem de serviço para a revisão do Plano Diretor Estratégico, e a elaboração do Plano de Habitação do Município. A assinatura aconteceu na sede da pasta de Habitação e contou com a participação da comunidade, secretários, vereadores e membros da sociedade civil.
O Plano Diretor é a lei municipal que estabelece as bases para o desenvolvimento e o crescimento urbano do município, por meio do uso e da ocupação do solo, divisão e padronização das construções. Seu propósito é garantir a melhoria da qualidade de vida da população, evitando que conjuntos residenciais sejam afetados por outras atividades como instalação de indústrias, poluição sonora, entre outros fatores de risco.
Segundo a Prefeitura, o Plano Diretor está fora da validade desde 2016, e a revisão poderá abordar problemas como o crescimento desordenado, para o direcionamento de como deverá ser feita a criação de bairros e ruas. Desta forma, para a pasta de Habitação, haverá eficiência no âmbito social, econômico, ambiental e cultural, promovendo a harmonia no ambiente urbano e rural.
Durante a assinatura, a secretária de Habitação reforçou que o planejamento é o legado que será construído para a cidade de Itaquaquecetuba. “Este plano envolve trocar ideias, metas e sonhos para construirmos o município que tanto almejamos”, afirmou o secretário Alexandre Feijó (Planejamento).
Para a secretária Angela Quirino (Habitação), o direcionamento do Plano Municipal de Habitação deve definir os sistema, métodos e instrumentos que irão induzir os investimentos imobiliários para atender todos os setores da comunidade e reduzir a desigualdade social.
“Estamos trabalhando no presente, mas com o olhar para o futuro. Nosso Plano Diretor é mais uma iniciativa para avançar de uma nova perspectiva e com participação popular”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.