Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Queda das temperaturas coloca em alerta Redes Municipais de Saúde na região

Inverno é caracterizado pelo aumento da demanda da rede de atenção básica por casos de síndrome respiratória

A chegada oficial do inverno neste final de semana não representa apenas a queda nas temperaturas ou a mudança do guarda-roupa das pessoas, mas o aumento na demanda pelo atendimento médico na Rede Básica de Saúde dos municípios.

A situação nos hospitais, pronto-socorros e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios entre junho e agosto, tradicionalmente, cresce principalmente com casos de síndrome respiratória, como gripe, resfriado, bronquite e pneumonia.

Segundo a Prefeitura de Suzano, entre junho e agosto de 2022 houve um aumento de 14% no número de atendimentos de pediatria no Pronto-Socorro Infantil (PSI), com maior intensidade no mês de agosto, sendo que no Pronto-Socorro Adulto (PSA) junho foi o mês mais intenso, com 15,1 mil atendimentos. “A expectativa é que a procura se mantenha elevada por se tratar de um período sazonal. Em 2022, o atendimento no PSI teve um incremento de médicos no período noturno, medida que foi mantida neste ano”, afirmou a pasta de Saúde em nota.

A cidade de Poá informou que houve um crescimento de 15% durante o inverno de 2022 em relação aos demais meses do ano, e que espera aumento das doenças sazonais, como doenças respiratórias. “A Secretaria de Saúde ressalta que as medidas adotadas incluem a Campanha de Vacinação contra gripe, maior oferta de consultas médicas adultas e pediátricas, e promovemos orientação da equipe técnica para o direcionamento do paciente ao Pronto-Socorro Municipal, em casos de urgência e emergência”, concluiu.

A Secretaria de Mogi das Cruzes declarou que registrou um aumento de 20% no aumento para queixas respiratórias, e que desde o final de Abril as unidades já registram aumento na procura. “Desde março, o município conta com o Vagalume Saúde Infantil, dobrando a capacidade de atendimento, qualificando o acolhimento de crianças em casos de urgência e emergência”, declarou em nota.

Já em Ferraz de Vasconcelos, as UBS tiveram um aumento de 15 a 19% nos casos, ainda puxados pela presença da Covid-19, e espera um aumento típico de 10% na comparação com o resto do ano. “A cidade já conta com agendamento semanal em todas as UBS e acolhimento da demanda espontânea diária da equipe de enfermagem que, quando avaliada a necessidade da vaga, é encaminhada para o médico, dentro da capacidade de cada UBS”, concluiu.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.