Grupo formado em 2013 se estabeleceu e formou novos talentos, realizando mais de 150 apresentações
O capital cultural de uma cidade é formado, em sua base, por homens e mulheres apaixonados pela arte, e pelo ímpeto de levá-la ao público, onde quer que ele esteja, com as ferramentas que estiverem à mão. E, em Itaquaquecetuba, uma das companhias teatrais que fazem parte da cena local e regional completa sua primeira década de trabalho – a Companhia Arte Brasil.
Criada em 2013, a trupe teve sua origem fora da cidade, onde se conheceram em um projeto voluntário na cidade de Suzano, os “Girassóis do Futuro”. A partir desta convivência, os integrantes viram a necessidade de trabalhar a cultura em Itaquaquecetuba, segundo Cássio Roberto de Jesus Pacheco, fundador da Arte Brasil.
“Formamos um grupo de teatro, alugamos um espaço com uma amiga nossa e começamos a dar cursos e oficinas. Dali, viemos para o quintal da minha casa, onde montamos três grupos distintos, fazendo nossos ensaios e dando as oficinas. Quando tivemos a oportunidade, montamos um espaço maior, para abrigar todo mundo, e dali fomos expandindo”, conta.
No novo espaço, os atores e dramaturgos começaram a ministrar aulas de balé, dança e capoeira, e com um novo salão começaram um espaço teatral e cultural, onde fizeram mais de 150 apresentações. Atualmente, a Companhia Arte Brasil promove cursos livres de teatro infantil, juvenil e adulto, além de investir no teatro de rua.
Atualmente, a Companhia Arte Brasil está em cartaz com as peças “Sete Faces de Adão” e “Confissões de uma Mulher Moderna”, além das peças infantis “O Duende do Sofá” e “O Pássaro Real”.
“Depois de dez anos, nos sentimos esperançosos e sabemos que o teatro passa hoje por um novo desafio, principalmente na fronteira das mídias sociais. Estamos com planos para abrir uma nova filial, com novos projetos e espetáculos em outras cidades do Alto Tietê. O desafio continua sendo o mesmo de quando começamos, que é a formação do público, mas nos últimos dez anos temos trazido as pessoas”, concluiu.