Cidades da região falam sobre parciais de arrecadação de roupas, cobertores e acessórios para famílias em situação de rua
O inverno começou oficialmente no último dia 23 de junho, mas as movimentações por parte do poder público e da sociedade civil para atender às necessidades de quem mais precisa. As campanhas de inverno, do Fundo Social de Solidariedade de algumas cidades da região, relataram ao Diário Itaquá as parciais de arrecadação no final do mês de junho.
Em Mogi das Cruzes, a campanha Inverno Solidário “Gestos que Aquecem” informa que já arrecadou 6,6 mil peças, com meta de 7 mil itens junto à comunidade, com distribuição feita conforme demanda da comunidade. A ação teve início no dia 3 de maio, no Theatro Vasques, e segue até o dia 31 de agosto, com pontos espalhados pela cidade e no Fundo Social, localizado no primeiro andar do Paço Municipal, no Centro Cívico.
A Prefeitura de Suzano informou, por sua vez, que já arrecadou 45 mil peças por meio de doações da comunidade e de empresas parceiras, com meta de chegar a 150 mil até o dia 5 de agosto. O Fundo Social de Solidariedade informa que foram disponibilizados 80 pontos de arrecadação na cidade, com lista completa disponível pela internet. “A distribuição das peças começou na semana passada, por meio dos Bazares Solidários nos bairros”, informou em nota.
Já o Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos informou que, até o momento, teve 200 doações de cobertores para a campanha de inverno “Aquece Ferraz”, iniciada no mês de junho. A meta é obter mais de 15 mil peças em agosto, mas que a captação de itens segue por todo o ano. “Os interessados em participar podem fazer as doações em pontos de coletas em escolas municipais, UBSs, igrejas, supermercados, pontos comerciais e locais públicos”, convida o órgão.
Na cidade de Poá, a última contagem feita para a Campanha do Agasalho 2023 foi de 5,2 mil peças, com meta de chegar à marca de 30 mil unidades. A campanha, segundo os organizadores, vai até o final de setembro, com postos de coleta distribuídos pela cidade e com o repasse feito à comunidade pelo Bazar Solidário. Dentre os pontos estão a Prefeitura, as sedes das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, bares, supermercados e laboratórios.