A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano abriu nesta semana as inscrições para o agendamento da prova de obtenção da Carteira Municipal do Artesão. O processo de inscrição vai até a próxima sexta-feira (14 de julho) e permite a participação em feiras, cursos e representar a cidade em eventos de outras cidades.
A convocação segue as bases da lei municipal de 2019 que instituiu o Programa Municipal de Valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano”. A pasta municipal espera que 290 artesãos participem do processo.
Os interessados devem efetuar o agendamento e comparecer no piso térreo do Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, na região central da cidade. A inscrição também pode ser feita pelo telefone, onde deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e duas fotografias 3×4.
A prova deverá acontecer entre os dias 23 de agosto e 15 de setembro, onde o avaliado terá de confeccionar seu trabalho usando técnicas e produtos de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista. Os aprovados poderão participar da edição deste ano do “Mega Natal Artesanal 2023”, com a exposição de itens domésticos ou de decoração feitos por técnicas como bordados, costura criativa, crochê, tricô, pintura, entrelaçamento, marcenaria, entre outros.
A Prefeitura de Suzano reforça que a carteirinha garante a qualidade e originalidade oferecidas ao público, sendo fundamental no incentivo na criação e na movimentação da economia local. Para o chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico, André Loducca, o artesanato contribui com a vinda de pessoas de outras cidades e movimenta o turismo.
“Este ofício é um agente fomentador, capaz de impulsionar economicamente diversos setores, entre eles o turismo. A obtenção da carteira de artesão existe para garantir mais credibilidade a um trabalho tão importante”, informou.