Projeto “Reurb Continuada” atenderá 44 núcleos em busca de processo de regularização em sua primeira etapa
A Secretaria de Habitação de Itaquaquecetuba lançou o projeto “Reurb Continuada”, voltado para a regularização fundiária e integração social na cidade. O projeto pretende usar o momento do cadastro social para abordar as demandas da população, e promover o alcance aos serviços e projetos ofertados pela Administração Municipal.
Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o projeto deverá atender em uma primeira etapa 44 núcleos que estão em processo de regularização, abrangendo um público de 100 mil moradores em 30 mil lotes.
O primeiro núcleo que recebeu os serviços foi a Vila Celeste, em um ponto na rua Via Láctea. Durante o cadastro, foram pesquisadas as necessidades do munícipe e de seus familiares, sendo ofertados serviços do Cadastro Único (CadUnico), Sebrae Móvel, Itaquá Mais Emprego, além de orientação jurídica para mulheres e outras iniciativas nas áreas de Saúde e Assistência Social.
Segundo a pasta de Habitação, a iniciativa deve reduzir a desigualdade social, melhorar qualidade de vida, aumentar a oferta de emprego e renda, fortalecer a participação da comunidade, entre outros benefícios na esfera social.
“A participação social na tomada de decisões por melhorias na comunidade e na vida das pessoas é muito importante para possibilitar a aplicação de uma política pública abrangente, que afeta de maneira positiva a vida de cada morador”, afirmou a secretária Angela Quirino (Habitação).
O prefeito Eduardo Boigues declarou que a regularização fundiária é o começo do processo do Poder Público junto às comunidades, e que as autoridades podem e devem atuar de forma mais ampla, com apoio de secretarias e por meio de parcerias, para o bem de todos. “Vamos mudar a qualidade de vida destes bairros por este projeto, entender as demandas da população para que possam receber futuras implantações de equipamentos públicos e ações importantes”, concluiu.