Índice da Secretaria de Estado de Meio Ambiente colocou a cidade em terceiro lugar no Alto Tietê
A cidade de Itaquaquecetuba recebeu o selo de gestão eficiente pelo Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, pelas estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano passado na cidade. A cidade também se destacou por ser a terceira melhor do Alto Tietê, ficando à frente de cidades como Poá, Mogi das Cruzes e Guarulhos.
O ranking elaborado pela pasta estadual avalia as ações nos 645 municípios, e é usado para identificar fragilidades e oportunidades de crescimento no gerenciamento dos resíduios, subsidiando o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e municipais.
De zero a dez, a cidade de Itaquá alcançou nota 7,98965 – que o colocou em terceiro lugar no ranking regional, atrás das cidades de Salesópolis (melhor colocada na região) e de Suzano. Os demais municípios do Alto Tietê foram considerados medianos – apenas Santa Branca, município integrante do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), teve ranking “ineficiente”.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua pasta de Meio Ambiente, elencou entre as ações que resultaram na melhoria do IGR o projeto EcoItaquá (que promove a educação ambiental pela arrecadação de tampas e embalagens), a construção de 12 ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), a educação ambiental da comunidade pela Semana do Meio Ambiente, além de eventos na rede pública de ensino.
“Fiquei muito feliz de alcançarmos esta posição no ranking – mostra que estamos no caminho certo e que a população está mais consciente e preocupada com o meio ambiente”, afirmou a secretária Yasmin Zampieri (Meio Ambiente e Saneamento).
“Estamos investindo pesado nas questões ambientais no município e é gratificante ver que está dando bons resultados e que podemos conseguir mais recursos para continuar trabalhando em prol da causa”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
SERVIÇO
Nos dez municípios do Alto Tietê, quatro cidades foram consideradas “eficientes” na gestão de resíduos sólidos: Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis e Suzano.
A cidade com melhor nota em 2022 foi Salesópolis, com pontuação 8,2206, seguida de Suzano, com 7,9724. No Alto Tietê, a cidade com a nota mais baixa foi Guararema, com índice 5,2965, mas ainda considerada como “mediana”.