Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Pesquisa: itaquaquecetubense confia mais no trabalho da Segurança em 2023

Levantamento pelo Indsat aponta que avaliação positiva da GCM e da Segurança Urbana mais que dobrou em seis meses

O levantamento “Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos” (Indsat) na cidade de Itaquaquecetuba, divulgado nesta semana, apontou que a percepção do público sobre o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Segurança Urbana do município tiveram um avanço significativo desde a medição do final de 2022.
A apuração é conduzida por uma entidade composta por profissionais da área de Comunicação, que apura junto à comunidade o desempenho de setores públicos de cidades de todo o País. Em Itaquaquecetuba, a apuração abordou 400 pessoas com mais de 16 anos, e a margem de erro da pesquisa é de 4,8% para mais ou para menos.
Segundo a enquete, a avaliação positiva do trabalho da GCM (Bom e Ótimo) subiu de 21,6% em dezembro de 2022 para 47,3% em junho. A avaliação regular da corporação caiu de 41% para 38,5%, mantendo-se em relativa estabilidade. A avaliação negativa do trabalho dos guardas municipais (Ruim ou Péssimo), que em dezembro era de 37,4%, caiu para 14,2%.
A percepção do trabalho da Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, também consultada pelas equipes, passou por transformações no último semestre. Em dezembro, 44,3% dos entrevistados viam a Segurança na cidade como ruim ou péssima – na última análise, caiu para 23,3%. Os entrevistados que viam como regular recuou de 39,3% para 35,7%, e os que tinham uma visão entre bom e ótimo saltou de 16,4% para 41%.

PONTUAÇÃO
O Indsat também destacou, por um sistema de pontuação com base nas respostas do público, que o índice da Segurança de Itaquaquecetuba superou a marca dos 600 pontos, colocando-se acima da média das cidades entre 100 mil e 400 mil habitantes. A metodologia é elaborada pelo cálculo dos percentuais de “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Ruim” e “Péssimo” nas entrevistas.
A GCM de Itaquá, nos cálculos da apuração, alcançou nota 663, somando-se os números registrados na enquete. Para cidades de médio porte, abarcadas pelo Indicador, a média é 629 – o que, na prática, a coloca no status “Alto Grau” de satisfação pela comunidade.
Já para o trabalho da Secretaria de Segurança Urbana, Itaquaquecetuba logrou 618 pontos, onde a média das cidades de médio porte é de 534 pontos.

Reforço no policiamento e qualificação da GCM foram destaques em Itaquá no primeiro semestre

Desde o início do ano, a Prefeitura vem anunciando, por meio da pasta de Segurança Urbana, ações para o reforço do patrulhamento do patrimônio público e da integridade física da população.
Dentre as ações apresentadas pela Municipalidade, estão operações da Guarda Ambiental, no início do ano, contra o tráfico de animais silvestres, e operações em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar.
Em abril deste ano, após a série de casos de violência dentro de escolas na cidade de São Paulo e em Joinville/SC, a GCM intensificou o patrulhamento nas creches e escolas municipais, além de reforçar o programa GUARD, voltado à conscientização contra a violência.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, informou em nota que há uma estratégia diária de atuação ostensiva em vários locais da cidade, atendendo a premissa de “flexibilidade no território de atuação”, o que eleva a segurança na população.
“Diariamente, durante o dia e no período noturno, há presença de barreiras preventivas da GCM nas vias mais expressivas da cidade, o que evita crimes afastando marginais da sociedade, além de fazer com que os GCMs aumentem o contato com a população”, declarou o comando da pasta.
A secretaria municipal também ressaltou que o número de atendimentos de casos chegados à GCM aumentou, o que revela confiança nos trabalhos. “Aliado a esse aumento de busca de intervenções (desafio à GCM), o ótimo atendimento buscado diariamente na área da educação, simpatia, compromisso e profissionalismo nos atendimentos eleva o respeito e por conseguinte a divulgação entre os munícipes acerca da boa atuação em casos práticos”, finalizou.

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.