Plataforma contará com quatro recursos para pessoas com deficiência visual ou auditiva
A Prefeitura de Itaquaquecetuba anunciou no início desta semana que está em operação uma série de novas ferramentas voltadas para a acessibilidade à comunidade com deficiência visual ou auditiva dos conteúdos informativos e técnicos. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso à informação para todos os públicos.
As melhorias na acessibilidade foram implantadas em uma parceria entre as pastas de Governo e da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
Segundo a Administração Municipal, o portal da Prefeitura passa a contar com um leitor de tela para pessoas com deficiência visual, onde uma ferramenta aparece abaixo do título, ditando os conteúdos das notícias. Outro ponto é o recurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas – o VLibras traduz os conteúdos audiovisuais, do lado direito da página. Para pessoas com baixa visão, a página da Prefeitura de Itaquá passa a ter a opção de aumentar o tamanho da fonte, além de melhorar a percepção das cores.
Segundo o secretário de Governo e Obras do município, Marcello Barbosa, as medidas garantem o acesso à informação e a inclusão digital, sendo um gesto de cidadania e de políticas públicas. “Queremos que todos saibam o que nossa gestão tem feito na cidade e participem”, explicou.
Para Hadla Issa, secretária da pasta de Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, a expansão das atribuições com a inclusão da coordenadoria de pessoas com deficiência permitiu que mais pessoas passassem a participar da vida da cidade, incluindo a adesão ao programa TODAS in-Rede e a oferta de cursos em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae).
“Trabalhar a inclusão digital é uma das metas da nossa administração. Não só no site como em programas, cursos e materiais inclusivos, também fazendo o possível para eliminar barreiras arquitetônicas”, disse o prefeito Eduardo Boigues.