Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Sabesp garante abastecimento de água durante inverno na região do Alto Tietê

Reservatórios da região entram no mês de julho com 72% da capacidade total, 12% a mais que no ano passado

O Alto Tietê entrou neste inverno com uma possibilidade menor de sofrer com a queda das chuvas nos meses de inverno sobre os principais reservatórios de água potável, segundo levantamento do Diário Itaquá junto à Companhia Paulista de Saneamento Básico (Sabesp).
Segundo o Portal dos Mananciais, que é uma ferramenta que informa diariamente o nível dos principais sistemas produtores de água do Estado, o Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) contava com 72,04% de sua capacidade no dia 1º de julho, com um total de 403 hectômetros cúbicos de água (hm³). Cada hectômetro cúbico equivale a um bilhão de litros de água.
Em 2022, o mesmo sistema produtor que abastece as cidades do Alto Tietê possuía como reservas 334,37 hm³, o equivalente a 59,86% de sua capacidade. Nos dois meses e meio seguintes, o consumo e a falta de chuvas reduziu os reservatórios para o patamar agregado de 269,84 hm³, ou 48,16%.
O Sistema Produtor Alto Tietê é composto por cinco represas, instaladas nas cidades de Salesópolis, Mogi das Cruzes e Biritiba-Mirim: Paraitinga, Ponte Nova, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba.
Procurada pela reportagem, a Sabesp informou que os meses de abril a setembro levam à redução natural no volume dos mananciais, mas que é recuperada entre outubro e março, no período de chuvas, e que o volume armazenado em 2023 é satisfatório devido às chuvas do último verão.
“Os mananciais se encontram em níveis satisfatórios, permitindo o atendimento dos sistemas produtores, mesmo durante os períodos mais quentes do ano”, declarou a empresa em nota.
A Sabesp também reforçou que, visando manter o fornecimento de água para a população, investiu em 2022 cerca de R$40 milhões na ampliação e melhorias dos sistemas de abastecimento nas cidades da região, além do Programa de Redução de Perdas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.