Sócio-fundador do Grupo Cape faz balanço dos seus dez anos à frente dos negócios e das conquistas da região
Publio Vítor da Cruz, 40 anos, é jornalista por escolha e paixão – e, nos últimos dez anos, ajudou a fundar a agência de comunicação Cape Press. Juntamente com Thiago Campos, criou em 2013 a agência de comunicação que atuou em campanhas políticas, parcerias com entidades da sociedade civil e criou, desde março deste ano, o Diário Itaquá.
Nascido e criado em Itaquaquecetuba, no bairro da Vila Maria Augusta, Publio compartilhou um pouco de sua história, sua trajetória profissional e os desafios no empreendedorismo no Alto Tietê, principalmente no ramo da Comunicação Pública.
*********
DIÁRIO ITAQUÁ
Conta um pouco da sua trajetória profissional pra gente? Onde você começou, por quais veículos passou?
Publio VItor: Comecei a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, e antes do jornalismo fui marceneiro, funileiro, pintor de autos, eletricista automotivo e montador de autos. Isso tudo para que fosse possível arcar com os custos da faculdade (Universidade Mogi das Cruzes) na época. No jornalismo, minha primeira experiência foi como estagiário do Mogi News (2006), onde me desenvolvi como repórter. Em 2007, paralelo ao jornal, iniciei na Rádio Metropolitana (AM 1070). E, em 2008, assumi como Editor-Chefe da Gol, a Revista de Esporte do Grande ABC. Em 2009 passei pelo Diário Esportivo Lance!, na Capital Paulista. Mas foi em 2010 que veio a grande oportunidade da minha carreira no Diário de Suzano, permitindo que eu realizasse meu maior sonho: cobrir a Copa do Mundo na África do Sul. No DS segui até 2015 como Editor de Esportes, Nacional e Economia. Neste período, em 2013, também assumi a equipe de Esportes da ConectCar SP/Rio FM (90,7), antiga Rádio DS.
DIÁRIO ITAQUÁ
Quando a Cape Press foi concebida? Quais serviços vocês oferecem?
Publio: No final de 2013 surgiu a ideia de empreender no ramo de Comunicação, mas foi em janeiro de 2014 que a Cape Press conseguiu seu primeiro cliente. A Agência iniciou exclusivamente como assessoria de imprensa e foi se moldando a medida que novas ferramentas e segmentos iam surgindo no mercado. Às vésperas de completar 10 anos, em outubro, hoje somos o Grupo Cape, que conta além da Cape Press Comunicação, com a Pública Agência de Publicidade, Itaquá Led, Cape Brindes, Cape Talent, Diário Itaquá, Jornalismo Alviverde e Jornalismo Corinthiano. Com esse pool de empresas, atendemos o cliente em todas as frentes e levamos uma solução completa para cada necessidade.
DIÁRIO ITAQUÁ
Hoje você é um empresário de Comunicação muito bem sucedido. A que você atribui este sucesso?
Publio: Acredito que o sucesso de cada empreitada está na dedicação e foco. Durante esses 10 anos muitas provações nos foram impostas. No entanto, desistir nunca foi uma opção. É o projeto de vida meu e do meu sócio, o também jornalista Thiago Campos, na qual se não fosse sua cumplicidade nestes desafios, eu não teria conseguido. Sou grato a Deus por ter colocado em minha vida alguém com a disposição e a dedicação ao trabalho que o Thiago tem.
DIÁRIO ITAQUÁ
Qual o maior desafio na sua opinião na hora de empreender?
Publio: O desconhecimento. Fomos doutrinados desde cedo a seguir a estabilidade do emprego fixo, da carteira assinada. Quando decidi por empreender não tinha conhecimento e nem imaginava os desafios que enfrentaria. Houve momentos de apreensão, preocupação. Aprendi recentemente que quando possui conhecimento você não fali, apenas fica sem dinheiro. Fiquei sem dinheiro algumas vezes neste percurso (risos).
DIÁRIO ITAQUÁ
Quem é o Publio? Quais são suas principais características?
Publio: O Publio é um trabalhador desde sempre. Minha principal característica é ser justo com as pessoas e honesto com minhas convicções. Ao longo desses 10 anos como empreendedor, sempre procurei proporcionar o melhor ambiente, sem passar por cima de ninguém. Hoje me sinto satisfeito em dizer que não tenho inimizades no mundo coorporativo. Sempre quis apenas o que eu conquistei.
DIÁRIO ITAQUÁ
Você é casado, tem filhos? O que sua família representa na sua vida?
Publio: Sou casado há 24 anos! A Luzia é minha primeira namorada e eu a conheci aos 16 anos. Foi amor a primeira vista. É alguém que passou comigo todas as etapas da minha vida, desde o sonho em fazer uma faculdade, até a conquista da casa própria e a chegada dos nossos filhos Publio (11 anos) e Gabriel (3 anos). Minha família é o alicerce que Deus colocou na minha vida.