Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Guarda Civil Municipal apreende mais de 50 mil porções de drogas em 2023

Anderson Caldeira ressalta que o tráfico corrobora pelo estado de calamidade, sendo também um caso de saúde pública

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Segurança Urbana, divulgou nesta semana o balanço das ações da Guarda Civil Municipal (GCM) no primeiro semestre de 2023, e revelou que mais de 51 mil porções de drogas foram apreendidas durante a realização de mais de 180 operações.
O levantamento da pasta municipal registrou 181 ocorrências de flagrante de tráfico de entorpecentes (art. 33 do Código Penal), três operações a menos que as realizadas durante todo o ano passado – só no primeiro semestre de 2022 foram 75 ocorrências, um aumento de 141%.
Dados da GCM de Itaquaquecetuba contabilizam, no total, 72 pessoas suspeitas conduzidas à autoridade policial e 109 apreensões de substâncias ilícitas. No total, os agentes municipais apreenderam 51.594 porções individuais prontas para venda, entre maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas (drogas K). Também foram confiscados R$16,2 mil em dinheiro com os suspeitos.
O secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana) ressaltou que o tráfico corrobora pelo estado de calamidade, sendo também um caso de saúde pública por afetar o bem-estar social e a segurança da população. “A GCM tem papel legal e social para proteger e servir à população”, concluiu.
“Quanto mais drogas e dinheiro em espécie, maior o prejuízo ao tráfico ilícito, por isso continuamos firmes em desarticular qualquer local que possa estar em desacordo com a justiça, induzindo nossos jovens ao mundo do crime e ao uso abusivo de drogas”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.

PROGRAMA GUARD

A Prefeitura informou também o balanço das ações preventivas junto à comunidade, por meio do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas e Violência (Guard), de formação e conscientização nas unidades da rede municipal de ensino. No primeiro semestre deste ano, 700 alunos de escolas municipais de ensino básico passaram pelo curso, que estimula a autoestima e conscientiza sobre os perigos dos entorpecentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.