Anderson Caldeira ressalta que o tráfico corrobora pelo estado de calamidade, sendo também um caso de saúde pública
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Segurança Urbana, divulgou nesta semana o balanço das ações da Guarda Civil Municipal (GCM) no primeiro semestre de 2023, e revelou que mais de 51 mil porções de drogas foram apreendidas durante a realização de mais de 180 operações.
O levantamento da pasta municipal registrou 181 ocorrências de flagrante de tráfico de entorpecentes (art. 33 do Código Penal), três operações a menos que as realizadas durante todo o ano passado – só no primeiro semestre de 2022 foram 75 ocorrências, um aumento de 141%.
Dados da GCM de Itaquaquecetuba contabilizam, no total, 72 pessoas suspeitas conduzidas à autoridade policial e 109 apreensões de substâncias ilícitas. No total, os agentes municipais apreenderam 51.594 porções individuais prontas para venda, entre maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas (drogas K). Também foram confiscados R$16,2 mil em dinheiro com os suspeitos.
O secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana) ressaltou que o tráfico corrobora pelo estado de calamidade, sendo também um caso de saúde pública por afetar o bem-estar social e a segurança da população. “A GCM tem papel legal e social para proteger e servir à população”, concluiu.
“Quanto mais drogas e dinheiro em espécie, maior o prejuízo ao tráfico ilícito, por isso continuamos firmes em desarticular qualquer local que possa estar em desacordo com a justiça, induzindo nossos jovens ao mundo do crime e ao uso abusivo de drogas”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.
PROGRAMA GUARD
A Prefeitura informou também o balanço das ações preventivas junto à comunidade, por meio do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas e Violência (Guard), de formação e conscientização nas unidades da rede municipal de ensino. No primeiro semestre deste ano, 700 alunos de escolas municipais de ensino básico passaram pelo curso, que estimula a autoestima e conscientiza sobre os perigos dos entorpecentes.