Objetivo foi preparar os integrantes para os serviços de resgate e a população do entorno para situações de emergência
A Prefeitura de Itaquaquecetuba avaliou como importante e positiva a experiência do primeiro exercício simulado em conjunto entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município no atendimento a vítimas de desastres naturais, promovido na última semana no bairro Nova Louzada.
A simulação contou com a participação, além das autoridades especializadas no atendimento a catástrofes, de agentes da concessionária Ecopistas, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil Estadual, além de outros municípios da região. O objetivo foi preparar os integrantes para os serviços de resgate e a população do entorno para situações de emergência.
No exercício, onze pessoas atuaram como vítimas – sendo uma fatal, três com grau de gravidade vermelho na Escala Manchester (em risco de morte) e sete vítimas no grau verde, onde há escoriações e ferimentos leves. Todas as vítimas passaram por atendimento emergencial no local e tiveram de ser encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Prefeitura estima que cerca de 300 pessoas, entre participantes e espectadores, acompanharam a ação. O evento também contou com ações da Secretaria de Saúde, do Conselho Tutelar e Cadastro Social e Habitacional, como parte da preparação para triagem de famílias atingidas por desastres como deslizamentos de terra, enchentes e afins.
O coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori, reforçou que esta é a primeira vez que todas as forças atuam em um exercício conjunto, e que é preciso reforçar o aprendizado e entender quais são os procedimentos e rotas de fuga em qualquer desastre natural, por parte da população. “É um marco para a nossa cidade não apenas por ser o primeiro, mas pela importância que tem”, relatou.