Edição 70

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Defesa Civil mobiliza 300 pessoas no Nova Louzada em simulado contra desastres naturais

Objetivo foi preparar os integrantes para os serviços de resgate e a população do entorno para situações de emergência

A Prefeitura de Itaquaquecetuba avaliou como importante e positiva a experiência do primeiro exercício simulado em conjunto entre a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município no atendimento a vítimas de desastres naturais, promovido na última semana no bairro Nova Louzada.
A simulação contou com a participação, além das autoridades especializadas no atendimento a catástrofes, de agentes da concessionária Ecopistas, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil Estadual, além de outros municípios da região. O objetivo foi preparar os integrantes para os serviços de resgate e a população do entorno para situações de emergência.
No exercício, onze pessoas atuaram como vítimas – sendo uma fatal, três com grau de gravidade vermelho na Escala Manchester (em risco de morte) e sete vítimas no grau verde, onde há escoriações e ferimentos leves. Todas as vítimas passaram por atendimento emergencial no local e tiveram de ser encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Prefeitura estima que cerca de 300 pessoas, entre participantes e espectadores, acompanharam a ação. O evento também contou com ações da Secretaria de Saúde, do Conselho Tutelar e Cadastro Social e Habitacional, como parte da preparação para triagem de famílias atingidas por desastres como deslizamentos de terra, enchentes e afins.
O coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori, reforçou que esta é a primeira vez que todas as forças atuam em um exercício conjunto, e que é preciso reforçar o aprendizado e entender quais são os procedimentos e rotas de fuga em qualquer desastre natural, por parte da população. “É um marco para a nossa cidade não apenas por ser o primeiro, mas pela importância que tem”, relatou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.