Atendimento foi priorizado para mulheres com agendamento prévio junto à Rede Municipal de Saúde
As mulheres de Guararema contaram até a segunda-feira (31 de julho), com a Unidade Móvel de Mamografia para a realização do exame que ajuda a detectar o câncer de mama, com mais de 1,2 mil atendimentos previstos até o fim da campanha.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde do município e ofereceu o exame para mulheres com agendamento prévio e que aguardam o exame nos bairros Parateí e Nogueira. A ação começou no dia 24 de julho e termina nesta segunda-feira na Unidade Temporária de Saúde, localizada no Centro de Eventos do Parateí.
A Unidade Móvel de Mamografia, no primeiro semestre, atendeu às moradoras da cidade, em duas oportunidades: em janeiro esteve no bairro Nogueira, em março no estacionamento do Recanto do Américo no Pau D’Alho, além do mutirão em outubro de 2022 durante a campanha do Outubro Rosa.
Ao longo da semana e até domingo (30 de julho), os exames ocorrem no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), instalado na Escola Profissionalizante “Pref. Sebastião Alvino de Souza”, no bairro Nogueira.
A Administração Municipal reforça que os atendimentos estão sendo destinados exclusivamente para as pacientes do município, por ordem de chegada, e a expectativa é de que mais de 1,2 mil mulheres com exames agendados sejam atendidas até o final de julho no mutirão.
Para a secretária Adriana Martins (Saúde), o programa é fundamental para a prevenção do câncer de mama, antes mesmo da aparição dos primeiros sintomas. “Para que todas as guararemenses tenham cada vez mais qualidade de vida, estamos atendendo mulheres mais jovens também”, explicou.