Ponto de Entrega Voluntária destina materiais vindos de reformas para reciclagem em obras de asfaltamento
A Prefeitura de Arujá divulgou o balanço do primeiro mês de funcionamento do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos de construção civil na cidade, localizado no Parque Rodrigo Barreto, e apontou que a comunidade aderiu ao novo programa de coleta, encaminhando mais de 21 toneladas de rejeitos.
O posto, segundo a Prefeitura, recebe restos de construção civil, reforma e demolição, vindos de pequenos geradores de obras domésticas, com limite de um metro cúbico por dia – o equivalente a dez sacos de 100 litros. O local funciona de segunda a sábado, a partir das 8 horas e aceita madeira, vidro, plástico e outros materiais (exceto gesso), que são destinados à Cooperativa de REciclagem de Arujá (Cora).
Segundo a Prefeitura, todo o entulho de construção civil recolhido no PEV é encaminhado para reciclagem, sendo processado como base para obras de cascalhamento ou asfaltamento de vias, e ressalta que a participação da comunidade é fundamental para evitar a poluição de cursos d’água e danos ambientais com o descarte irregular.
“A implantação dos ecopontos agrega condutas sustentáveis para o desenvolvimento com prudência ambiental – a conscientização começa com as crianças, pela educação ambiental nas escolas, e há a Loja Reciclar, coordenada pelo Fundo Social, onde a população leva materiais recicláveis e troca pela moeda social Vale Verde, trocando por itens, e nos últimos 12 meses foram recolhidas mais de 50 toneladas de recicláveis”, destacou a Prefeitura em nota.