Iniciativa vinculada a programa federal vai até o dia 11 de agosto para quem tem pendências com bancos, água e luz
O Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Itaquaquecetuba informou nesta semana que aderiu ao mutirão nacional “Renegocia”, iniciativa do governo federal. A ação vai até o dia 11 de agosto e permite que consumidores com pendências financeiras com bancos ou com tarifas de serviços como água e luz possam regularizar suas situações.
O mutirão é organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para a prevenção do superendividamento e para auxiliar consumidores na negociação de forma acessível.
Os interessados devem se dirigir à sede do Procon, localizada na rua Dom Tomás Frei, nº 89 – Centro, com documento de identidade, CPF e os contratos ou comprovantes das dívidas. Caso o contribuinte não tenha os contratos, qualquer documento de comprovação do débito – faturas ou comprovantes de pagamento – será aceito.
O diretor do Procon de Itaquaquecetuba, Heitor Bera, ressaltou que o programa é fundamental como forma de incentivar o consumidor a refletir sobre suas finanças pessoais, elaborando seu orçamento doméstico com planejamento e consumo consciente.
Para o secretário municipal Marcello Barbosa (Governo e Obras), o endividamento é uma realidade de muitas famílias, principalmente para quem possui uma renda incompatível com as despesas. “Esta é uma grande oportunidade de negociar as contas bancárias ou de consumo”, destacou.
Na visão do prefeito Eduardo Boigues, dar suporte à população para quitar seus débitos é uma preocupação de toda a Municipalidade. “Aderir a um programa que vai auxiliar a população, dando oportunidade para quitar suas dívidas, é devolver dignidade a elas. Nossos cidadãos merecem”.
Além de Itaquaquecetuba, outras cidades da região informaram que estão promovendo ações semelhantes, como Suzano, Mogi das Cruzes, Arujá e Ferraz de Vasconcelos, entre outras.